Não, Nós Não Podemos!
Milhões de pessoas por todo o mundo se emocionaram com a eleição do primeiro afro americano à presidência dos EUA. A campanha e subsequente eleição de Barack Obama mexeu com o imaginário mundial. Na altura de sua eleição ouviam-se e liam-se manchetes falando sobre um verdadeiro salvador para o mundo. Uma onda quase messiânica varreu o planeta criando expectativas que obrigatoriamente acabariam por levar ao desapontamento geral.

No fundo, não aconteceu nada de novo. Talvez a cobertura mediática tenha sido maior e a tecnologia usada para transmitir a mensagem mais sofisticada, mas de resto, vimos apenas a tão conhecida forma de funcionar da democracia. Uma luta para saber qual minoria vai governar a maioria. Alguém tentando convencer os outros de que "se me derem o poder vou usá-lo para o beneficio geral". No fim, as promessas são apenas isso e poucos meses passados da euforia já a desilusão é grande, porque na verdade "No, We Can´t", Não, nós não podemos!
1) Não podemos resolver a crise econômica

Só isso explica como administradores de bancos falidos continuam recebendo prêmios milionários que provem do próprio governo para evitar a falência.
Para que a crise fosse realmente resolvida seria necessário que a população em geral vivesse moderadamente. Os EUA gastam anualmente 8 bilhões de dólares com cosméticos e a Europa gasta anualmente 11 bilhões com sorvete. Bastava isso para dar escolas e saneamento com água a toda a população mundial carente. Mas essa informação não vai mudar o padrão de consumo da população ocidental.
A mídia, a TV e o cinema continuam mostrando a vida de luxúria e opulência como o ideal para o ser humano, alimentando o consumismo desenfreado. A Crise econômica reside no egoísmo do nosso coração, logo, não podemos controlar essa crise porque não sabemos como tornar o homem altruísta. Não, nós não podemos!
2) Não podemos resolver o problema da violência

Baseados nessa premissa os psiquiatras Samuel Yochelson e Stanton Samenow se dedicaram a um estudo que provasse que a maioria dos crimes tinha sua origem nas condições de vida dos perpetrantes. O estudo durou 17 anos. A conclusão final foi que a criminalidade tem pouco a ver com as condições sociais dos criminosos. O problema é mais fundo e se trata de uma deliberação pessoal. As circunstâncias podem contribuir, mas não são necessariamente determinantes. A Bíblia diz que "não há justo, nem um sequer, não há quem entenda, não há quem busque a Deus" (Salmo 14 1 e 3; Romanos 3:10 e 11).
Hoje sabemos que isso é assim, porque vemos muitos garotos saírem da favela e se tornarem doutores ou cidadãos respeitáveis, ao passo que muitos filhos da classe média e alta, criados com excelentes condições, tornam-se criminosos. Afinal o problema da violência não é uma questão técnica. O problema está no coração do homem e por isso nós sabemos que não podemos resolvê-lo como pensávamos. Não basta dar casa, escola e comida de qualidade. É preciso transformação interior. Não, nós não podemos!
3) Não podemos resolver a crise de desemprego

A visão moderna do trabalho como maldição penetra todas as camadas da sociedade. O homem vive em função dos momentos de lazer. Sonha ganhar na loteria para não precisar mais trabalhar. Toma remédios porque não encontra razão de ser para sua existência e ainda achamos que a situação se resolve dando apenas um emprego a cada um?
mudança tem que começar com uma real perspectiva da vida. Quando o homem encara a vida como dádiva de Deus e percebe que tem um propósito para sua presença neste mundo, tudo muda! Enquanto isso não acontecer todos os planos para acabar com o desemprego irão se frustrar. Nós não podemos acabar com uma crise que está fora de nossas mãos. Não, nós não podemos!
Conclusão
A razão pela qual não podemos é que o real problema do homem é o pecado, a alienação de Deus, a fuga do Criador. Não quero, de forma alguma, ser pessimista nesta reflexão. Nós não podemos, mas ELE pode. A razão pela qual Obama está caindo nas pesquisas e vai continuar desiludindo é que confiou no homem. Em vez de “yes, we can “deveria ter dito “YES, HE CAN”! Sim , Ele pode!
Só Jesus pode nos levar à vida com Deus, direcionar nosso interesse para o próximo, retirar de nós a violência nata e nos dar nova razão de ser e de viver. Só Jesus pode salvar este mundo, curar nossa nação e nos capacitar para o futuro. E essa é a boa nova, quando deixamos que Ele faça, tudo fica diferente, por isso declaramos com alegria:
NÃO NÓS NÃO PODEMOS, MAS ELE PODE!
Um comentário:
Às vezes pensamos que a situação de crise no mundo pode se resolver à revelia das nossas ações. Outras vezes pensamos, o que podemos fazer? Somos impotentes diante de tantos problemas, mas Deus pode mudar o panorama mundial, assim como nós oramos pelo queda do comunismo e da cortina de ferro e o impossível aconteceu. Temos que confiar que Deus ainda age diante das circunstancias!
Postar um comentário