CARREGANDO UM CÂNTARO

Em Lucas 22: 10 a 12 encontramos um episódio curioso da vida de Jesus que o evangelista registou. O Senhor estava vivendo suas últimas horas antes da cruz. Era necessário preparar a ceia de quinta-feira com os discípulos e estes queriam instruções para tanto. Jesus lhes dá uma orientação simples: entrem na cidade e quando virem um homem carregando um cântaro sigam-no e encontrarão o que precisam. Desse episódio singelo e desse personagem sem nome aprendemos coisas interessantes:

1) Diferente
Nos tempos bíblicos a água era produto essencial e difícil. Poucas famílias tinham um poço particular. A grande maioria dependia de poços comunitários que serviam toda a população de uma região. Carregar água era tarefa árdua. Era preciso ficar na fila, alçar o balde com a água por vezes de muitos metros de profundidade, encher o recipiente que se levava e por fim carregá-lo até em casa por vezes a quilómetros de distância.

Esse trabalho era feito essencialmente por mulheres. Era responsabilidade delas levar a água para casa. Normalmente se encontraria um grupo de mulheres junto ao poço de manhã cedo e no fim da tarde. Haveria ajuda mútua para tirar a água e para levantar os cântaros pesados até a cabeça onde seriam equilibrados. Era trabalho feminino. Seria difícil encontrar um homem carregando água.

Quando o Senhor mandou os discípulos procurar um homem carregando um cântaro sabia disso. Eles não encontrariam muitos. Na verdade teriam que procurar algo que era raro, diferente. Podemos até especular porque este homem estava carregando o cântaro. Estaria sua esposa doente? Estaria ela grávida já perto do parto? Seria ele um escravo ou cativo? O certo é que se destacava do meio. Um homem carregando um Cântaro.

2) Abençoador
O trabalho daquele homem traria bênção para todos na casa para onde ia. A água é produto fundamental para a vida. Hoje, com toda a facilidade que temos de abrir uma torneira e ter água quando queremos nem pensamos em seu valor. Só quando falta água é que desesperamos em pouco tempo. Tomar banho, escovar os dentes, lavar o rosto, beber, cozinhar, lavar a roupa e a louça. É tanta utilidade que nem dá para imaginar vida sem água.

Todo trabalho, por regra, abençoa, mas uns abençoam mais que outros, uns são mais altruístas que outros. O trabalho deste homem abençoava não só a ele mas a todos a sua volta. Desse modo sua chegada seria esperada com ansiedade e serviria de alívio e satisfação para todos os membros de seu agregado. Um homem carregando um cântaro abençoando a família.

3) Guia
Jesus mandou os discípulos seguirem este homem. E para onde os guiaria? Para o lugar onde comeriam a ceia, o lugar onde passariam com Jesus as horas antes da cruz, o lugar onde desfrutariam de uma comunhão íntima com o Mestre, o lugar onde receberiam instruções preciosas sobre a vida com Deus como discípulos de Cristo, o lugar onde o Senhor instituiria a santa ceia. Este homem os guiaria para um recinto especial, o quarto alto, lugar de comunhão, aprendizado e crescimento.

Talvez o homem em causa nem tivesse muita consciência de que iria servir de guia. Certamente não era uma preocupação para ele. Simplesmente fazia uma tarefa quotidiana, muito necessária e no entanto, em meio a algo tão simples podia ser guia para algo tão sublime. De tal modo foi importante que ficou registado na palavra para que hoje, dois mil anos depois, ainda pensemos nele.

Aplicação
A vida cristã a que somos chamados a viver terá estas características. Somos chamados a ser santos, diferentes e até destoantes num mundo pecador, egoísta e egocêntrico. Nossas vidas devem ser vividas de tal modo que se destaquem pela diferença. Não uma diferença exótica ou apelativa. Diferentes pelo positivo, pelo caráter, pelo comportamento, pela atitude, pela palavra. O cristão que vive o evangelho se destaca como um homem carregando um cântaro.

Somos chamados a amar a Deus, mas também o próximo. Nossas vidas serão de bênção para os que nos rodeiam. Carregaremos algo refrescante, purificador, que sacia e lava. A vida do crente que carrega o evangelho da paz num mundo em guerra, o evangelho de propósito num mundo sem direção, o evangelho de comunhão com Deus num mundo solitário, é como um homem carregando um cântaro de água cristalina.

Vidas assim, que se destacam e abençoam, são vidas que guiam. Podem não se preocupar com isso mas guiam. Orientam, servem de exemplo, de direção, de padrão. São vidas que levam os outros mais perto de Deus, que os dirigem para o quarto alto onde se encontram com Jesus. O homem do cântaro não era importante por si mesmo. Ficou importante porque carregava água para a vida e sobretudo porque guiou até o lugar onde podia haver comunhão íntima com Jesus. Ele dirigiu os discípulos até o local onde o Mestre queria que os seus estivessem. Quando fizermos isso serviremos de guia para onde Jesus está, seremos lembrados como o homem que carregava um cântaro.

2 comentários:

Ida disse...

Quando trabalhamos na Guiné Bissau vimos muitas mulheres, bem cedo, pela manhã, a carregarem seus potes em busca de água. Era mesmo muito raro ver um homem a carregar água. somente os solteiros, que moravam sozinhos faziam esta tarefa. Se Jesus tivesse dito para seguir uma mulher seria mesmo difícil, mas um homem é mais fácil de reparar. Uma visão do texto que nunca tinha pensado.

Ida e Joed Venturini disse...

No tempo de Jesus era raro os homens carregarem água, mas podia acontecer quando eram solteiros e não tinham quem o fizesse por eles. Os servos poderiam ter como função carregar água para as lavagens rituais.

Related Posts with Thumbnails

Manual do Corão - Como se formou a Religião Islâmica

Como entender o livro sagrado do Islão?  Origem dos costumes e tradições islâmicas. O que o Corão fala sobre os Cristãos?  Quais são os nomes de Deus? Estudo comparativo entre textos da bíblia e do Corão.  Este manual tem servido de apoio e inspiração para muitos que desejam compreender melhor o Islão e entender a cosmovisão muçulmana. LER MAIS

SONHO DE DEMBA (VERSÃO REVISADA)

Agora podes fazer o download do Conto Africano, com versão revisada pelo autor.
Edição com Letra Gigante para facilitar a leitura do E-Book. http://www.scribd.com/joed_venturini