Primeiro...

"E o vencedor é...". Esta frase tornada famosa pela entrega dos Óscares da academia de cinema norte-americana fala da extrema competitividade de nossa cultura moderna. Parece que os concursos enchem a ordem do dia. Ser o primeiro tornou-se uma verdadeira paranóia mundial. Desde as provas desportivas aos reality shows mais diversos a competição é encorajada. Há inclusive um crescente número de suicídios ligados a isso. São jovens e adolescentes que se matam (sobretudo no Japão) porque não conseguiram ser os primeiros.

Todos sabemos que na vida há que definir as prioridades. Colocar o primeiro no primeiro lugar é importante. Muito do que sai errado em nosso viver se deve a troca dessas prioridades e a delegação dos primeiros para lugares secundários. Mas o que a palavra considera primeiro?

Em Êxodo 25 Deus começa a mostrar a Moisés as orientações detalhadas sobre a construção do Tabernáculo. O próprio Deus diz como quer que seja o lugar onde vai ser adorado. Trata-se de algo único e especial. E por onde começa o Senhor? Qual o primeiro cuidado que tem? Qual a primeira parte a ser construída? Segundo Êxodo 25:10, a arca do concerto!

É muito relevante o fato de Deus ordenar primeiramente a construção de um objeto que nem sequer ficaria à vista do povo. A arca seria encerrada no Santo dos Santos, um lugar reservado a dias especias e a homens separados. Não era algo visível e de fácil acesso. Era o mais interior. Era também o mais importante pois representava o coração de tudo, o lugar onde o Senhor faria sentir sua presença de modo especial era escondido, interior, E era por aí que o tabernáculo deveria começar.

Confirma-se nesse acto que, para o Senhor, primeiro vem o coração, o interior. Já desde Caim e Abel fora assim. A oferta de Caim foi rejeitada mais por conta da atitude do que com o que foi entregue. Mais tarde, no sistema sacrificial se estabelece a entrega das primícias, exatamente a oferta que Caim oferecera, mas com o coração errado. Deus rejeitou o que viu no interior de Caim. O Senhor reitera essa ordem de coisas em várias ocasiões como por exemplo com Samuel. O profeta em I Samuel 16:6 e 7, é exortado por ter olhado primeiro para o porte físico de Eliabe, quando o Senhor o tinha rejeitado por causa de seu coração e escolhido David pelo mesmo motivo.

Jesus ensinou que devemos "buscar primeiro o reino de Deus" (Mateus 6:33). Ele explicou a Nicodemos que primeiro tinha que nascer de novo (João 3:3). Disse ao jovem rico preocupado com o cumprimento exterior da lei que primeiro tinha que acertar as prioridades de seu coração (Lucas 18:22). As parábolas do reino nos mostram que quando alguém encontra o reino isso tem que ser colocado em primeiro lugar acima de tudo mais (Mateus 13:44 a 46).

O mundo em que vivemos dá ênfase enorme ao exterior. As pessoas se preocupam com o visual, o cabelo, a pele, a roupa, o carro, a casa. Vivem na busca de melhorar esse exterior enquanto o interior vai murchando. A busca por coisas acontece na percepção de que trarão felicidade, status e segurança. Mas as pessoas descobrem que podem até melhorar o exterior mas continuam solitárias, deprimidas, sem motivação, inseguras e tristes. O Senhor criou o homem para dar o primeiro lugar ao coração e a comunhão com ELE.

Voltamos então ao princípio. O que deve vir primeiro? O coração, o íntimo, a alma e o espírito em comunhão com Deus. Como se obtêm isso? Pela priorização de coisas como tempo de oração, de silêncio e de meditação. Disciplinas espirituais que todas as formas de espiritualidade fomentam, mas que no Cristianismo tem uma clara tendência pró-ativa. Não é a meditação para esvaziar a mente, mas para enche-la com a Palavra e a presença de Deus.

O homem ocidental, no meio da vida ocidental, passa o tempo correndo de um lado para outro e reclama que não tem tempo. Mas, o homem secular arranja tempo para fazer ginástica, dar caminhadas ou fazer musculação se entender que isso ajuda sua saúde ou melhora seu físico. Porque será que o homem espiritual não tem a mesma capacidade de arranjar tempo para algo tão mais importante quando a saúde interior?

Primeiro vem o coração. Guarde-o porque "dele procedem as fontes da vida" (Provérbios 4:23). O tempo está em suas mãos. Use-o bem. Determine separar tempo para orar a sós com Deus diariamente. Separe tempo para meditar na Palavra. Faça inicialmente nem que sejam 15 minutos e logo verá que não pode passar sem eles e irão naturalmente aumentando. Talvez possa até unir a saúde física à espiritual. Lê a Palavra antes de caminhar e aproveita para meditar e falar com o Pai enquanto caminha, de preferência num lugar que o ajude a louvar pela criação.

Priorizar a relação com o nosso Deus é mais importante decisão que podemos fazer. Sem isso tudo o mais (inclusive o trabalho para ELE) perdem o sentido. Passe tempo com o Pai, acerte seu coração pelo dEle e verá que o mais acontece de modo muito mais natural do que antes. Lembre-se, em primeiro lugar, o coração.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails

Manual do Corão - Como se formou a Religião Islâmica

Como entender o livro sagrado do Islão?  Origem dos costumes e tradições islâmicas. O que o Corão fala sobre os Cristãos?  Quais são os nomes de Deus? Estudo comparativo entre textos da bíblia e do Corão.  Este manual tem servido de apoio e inspiração para muitos que desejam compreender melhor o Islão e entender a cosmovisão muçulmana. LER MAIS

SONHO DE DEMBA (VERSÃO REVISADA)

Agora podes fazer o download do Conto Africano, com versão revisada pelo autor.
Edição com Letra Gigante para facilitar a leitura do E-Book. http://www.scribd.com/joed_venturini