Dr. Joed, de onde o senhor veio?

Esta é uma pergunta feita a mim com muita frequência. Meu sotaque é de um português perfeito, mas tenho aparência de estrangeiro, do Leste europeu ou talvez alemão? Meu nome tem um toque de italiano, mas o primeiro nome é tão estranho como os nomes brasileiros. Afinal, de onde você é?

Responder a esta questão é bem mais complicado do que parece, pois como filho de missionário vivi a maior parte da minha vida fora do Brasil. Os filhos de missionários vivem uma terceira cultura, pois não vivi na cultura de meus pais (Brasil), mas absorvi muito da cultura do país onde fui criado por 24 anos (Portugal). Após ter vivido como missionário entre muçulmanos da Guiné-Bissau e mergulhado na cultura Fula por 12 anos estou de volta a Portugal, portanto, posso dizer que não tenho pátria. Sinto-me um forasteiro neste mundo, um cidadão do céu, aguardando o retorno do meu Senhor.

É assim a vida de um missionário e creio que "uma vez missionário, sempre missionário". Missões está em nosso sangue! Nosso coração arde ouvindo colegas contarem seus desafios e lutas. Ficamos ansiosos por compartilhar ideias, orar, interceder e ficar na brecha por eles, mesmo que não estejamos no mesmo campo, porque sabemos o que sentem, já vivemos, já passamos pela mesma ponte e podemos contar-lhes de todos os perigos que estão do outro lado.

Depois de 12 anos de trabalho na Guiné-Bissau retornamos ao Brasil em 2008, numa fase de reestruturação da JMM. A PIB de Campo Grande/RJ nos recebeu com muito carinho e foi um tempo de refrigério e bênção poder conviver com estes queridos irmãos. Porém, por impedimentos burocráticos, teria que esperar 3 anos para exercer novamente medicina. A solução foi retornar a Portugal, onde meu trabalho médico é muito valorizado. Temos atuado na medicina e ministrado na Terceira Igreja Batista de Lisboa, bem como professor no Seminário Baptista e pregado em conferências e cultos em todo o país. Mas, Missões sempre continuou em nosso coração.

Foi com alegria que recebemos o convite-apelo do Pr. João Marcos para voltar a colaborar com a JMM. O novo executivo falou-nos de seus planos e sonhos e através de suas palavras pudemos vislumbrar seu amor por missões e sua determinação em prosseguir e ampliar esta obra grandiosa.

Aceitamos o desafio, pois sentimos que desse modo poderemos usar toda a experiência adquirida ao longo de todos estes anos para o benefício dos missionários batistas brasileiros. Manteremos nossas atividades em Portugal e apoiaremos os colegas de campo como Orientador Estratégico e Pastoral do Leste Europeu.

Missionários também precisam ser pastoreados, aconselhados, ouvidos e acarinhados, pois a guerra faz muitos feridos e nossa função é renová-los e enviá-los novamente à frente de batalha. Estamos felizes por sentir que o Pr. João Marcos tem como prioridade o cuidado do missionário, pois se este está motivado seu trabalho é muito mais eficaz e duradouro. Portanto, estamos de volta à JMM para continuar a ser bênção para os batistas brasileiros. Rogamos aos amados leitores e intercessores que continuem na brecha orando por nós a cada dia.

(Artigo escrito originalmente para o Jornal de Missões)

7 comentários:

Anônimo disse...

Queridos Joed, Ida, Gabriel e Rebeca.

Fiquei muito feliz pelo convite e aceitação do

retorno a missões.

Que Deus os abençôe muito e o Espirito Santo

os abrace com aquele carinho que só ele tem.

Com grande amor, em Cristo
Rogerio Bellan

Anônimo disse...

Querida familia!
Boa tarde!
Ficamos felizes com essa noticia!

Deus continue abençoando o trabalho de vocês.

grande abraço
Familia Motta

Anônimo disse...

Ficamos felizes quando nos deparamos com a notícia da volta da família aos trabalhos da Junta de missões mundiais.
Sabíamos que Deus tem propósitos maiores e melhores para seus servos fiésis.
Não esquecemos de orar pelos irmãos e de continuar tendo-os como nossos missionários do coração. A dmiração conquistadas pelos irmãos pelos trabalhos e notícias que tínhamos deles. Não esquecemos dos informativos e orações que os irmãos pediam pela conversão pessoas, principalmente dos muculmanos, das experiências que faziam nossas almas transbordarem de alegria e nos ajudadva a nos fortaleer no Senhor.
Bem Vindos.
Quero adotá-los de novo pela Junta, porque pelo coração´nunca deixaram de ser.
Com carinho,
Família H
Um abração

Leonardo Reis disse...

Caro Pr. Joed,

Recebi com uma enorme alegria da boca do pr. João marcos a notícia de que estás novamente no quadro da JMM, não simplesmente pelo retorno, mas pela sensação de proximidade com alguém que adimiramos.

Estamos aqui no Rio de Janeiro nos preparando para seguirmos ao campo missionário e já por vezes o seu nome e de sua família foi citado como exemplos de trabalho missionários, textos e citações.

Vocês são benção grande. Espero poder contar também com seu apoio quando precisarmos pois estamos no início de nossa jornada missionária.

Tivemos o privilégio de tê-lo conosco no Congresso Conexão Missionária em Goiânia, no ano de 2009, foi marcante. à época eu era representante da JMM para a região Centro oeste, hoje estamos seguindo para o Campo.

Um forte abraço,

Leonardo Reis

Unknown disse...

Prezados,
Ficamos muito felizes com seu retorno para JMM de onde não deveriam te-lo deixado sair; o nosso desejo e oração é que Deus continue a abençoa-los muito e com certeza os missionários serão muito abençoado pelos irmãos.
Um grnade abraço.
Diac. Estevão e Eliane Mangueira

Joed Venturini disse...

Amados:
Agradecemos a todos as palavras amigas e o apoio. Sempre nos comove ver como Missões une os servos de DEus. Precisamos de todos os intercessores possíveis. Um abraço animado.
Em Cristo
Joed

Dinê Lóta disse...

Como eu te entendo!!!!

Related Posts with Thumbnails

Manual do Corão - Como se formou a Religião Islâmica

Como entender o livro sagrado do Islão?  Origem dos costumes e tradições islâmicas. O que o Corão fala sobre os Cristãos?  Quais são os nomes de Deus? Estudo comparativo entre textos da bíblia e do Corão.  Este manual tem servido de apoio e inspiração para muitos que desejam compreender melhor o Islão e entender a cosmovisão muçulmana. LER MAIS

SONHO DE DEMBA (VERSÃO REVISADA)

Agora podes fazer o download do Conto Africano, com versão revisada pelo autor.
Edição com Letra Gigante para facilitar a leitura do E-Book. http://www.scribd.com/joed_venturini