No, We Can't !


Não, Nós Não Podemos!
Milhões de pessoas por todo o mundo se emocionaram com a eleição do primeiro afro americano à presidência dos EUA. A campanha e subsequente eleição de Barack Obama mexeu com o imaginário mundial. Na altura de sua eleição ouviam-se e liam-se manchetes falando sobre um verdadeiro salvador para o mundo. Uma onda quase messiânica varreu o planeta criando expectativas que obrigatoriamente acabariam por levar ao desapontamento geral.
O mote principal da campanha de Obama foi a frase emblemática: "Yes We Can!” Sim, nós Podemos! Ele prometeu que estas três palavras abririam um novo capítulo na história da América. "Sim nós podemos consertar este mundo, sim nós podemos curar esta nação, sim nós podemos capturar o nosso futuro..." E as promessas continuaram garantindo uma era de justiça, igualdade, oportunidade e prosperidade para todos.

No fundo, não aconteceu nada de novo. Talvez a cobertura mediática tenha sido maior e a tecnologia usada para transmitir a mensagem mais sofisticada, mas de resto, vimos apenas a tão conhecida forma de funcionar da democracia. Uma luta para saber qual minoria vai governar a maioria.  Alguém tentando convencer os outros de que "se me derem o poder vou usá-lo para o beneficio geral". No fim, as promessas são apenas isso e poucos meses passados da euforia já a desilusão é grande, porque na verdade  "No, We Can´t",  Não, nós não podemos!

1) Não podemos resolver a crise econômica
Os fundamentos da crise são muito mais profundos do que se imagina. Os pacotes sugeridos lidam apenas com consequências superficiais da crise e não com suas origens e é por isso que não irão resolver nada.   A razão da crise é simples: ganância! A Bíblia já disse há muito tempo que "o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males" (II Timóteo 6:10).
Só isso explica como administradores de bancos falidos continuam recebendo prêmios milionários que provem do próprio governo para evitar a falência.

Para que a crise fosse realmente resolvida seria necessário que a população em geral vivesse moderadamente. Os EUA gastam anualmente 8 bilhões de dólares com cosméticos e a Europa gasta anualmente 11 bilhões com sorvete. Bastava isso para dar escolas e saneamento com água a toda a população mundial carente. Mas essa informação não vai mudar o padrão de consumo da população ocidental.

A mídia, a TV e o cinema continuam mostrando a vida de luxúria e opulência como o ideal para o ser humano, alimentando o consumismo desenfreado. A Crise econômica reside no egoísmo do nosso coração, logo, não podemos controlar essa crise porque não sabemos como tornar o homem altruísta. Não, nós não podemos!

2) Não podemos resolver o problema da violência
O Secretário de Justiça americano na década de 70  foi Ramsey Clark.  Ele afirmava, no entendimento da sociologia moderna, que na origem da criminalidade estava a situação social e o ambiente em que o individuo vivia.   Esse era um problema técnico e seria resolvido com a aplicação de soluções técnicas. Seu discurso foi um eco da filosofia de Rousseau, que afirma que o homem é naturalmente bom, sendo corrompido pela sociedade. Na verdade, isso não é novidade, pois no terceiro século antes de Cristo o filósofo Chinês Meng Ke (Mêncio) defendia essa posição.

Baseados nessa premissa os psiquiatras Samuel Yochelson e Stanton Samenow se dedicaram a um estudo que provasse que a maioria dos crimes tinha sua origem nas condições de vida dos perpetrantes. O estudo durou 17 anos. A conclusão final foi que a criminalidade tem pouco a ver com as condições sociais dos criminosos. O problema é mais fundo e se trata de uma deliberação pessoal. As circunstâncias podem contribuir, mas não são necessariamente determinantes. A Bíblia diz que "não há justo, nem um sequer, não há quem entenda, não há quem busque a Deus" (Salmo 14 1 e 3; Romanos 3:10 e 11).

Hoje sabemos que isso é assim, porque vemos muitos garotos saírem da favela e se tornarem doutores ou cidadãos respeitáveis, ao passo que muitos filhos da classe média e alta, criados com excelentes condições, tornam-se criminosos. Afinal o problema da violência não é uma questão técnica. O problema está no coração do homem e por isso nós sabemos que não podemos resolvê-lo como pensávamos. Não basta dar casa, escola e comida de qualidade. É preciso transformação interior. Não, nós não podemos!

3) Não podemos resolver a crise de desemprego
A maioria dos políticos fala do desemprego como se fosse o real problema. A fórmula parece ser: dê trabalho a todos e tudo estará resolvido! Mas não é assim tão simples. Novamente, a raiz do problema é mais profunda. A atitude do coração conta muito. De nada serve oferecer emprego a um homem que sente que não tem razão de viver e sem motivação para trabalhar. Não há falta de trabalho, o que há é falta de ânimo.

A visão moderna do trabalho como maldição penetra todas as camadas da sociedade. O homem vive em função dos momentos de lazer. Sonha ganhar na loteria para não precisar mais trabalhar. Toma remédios porque não encontra razão de ser para sua existência e ainda achamos que a situação se resolve dando apenas um emprego a cada um?

 mudança tem que começar com uma real perspectiva da vida. Quando o homem encara a vida como dádiva de Deus e percebe que tem um propósito para sua presença neste mundo, tudo muda! Enquanto isso não acontecer todos os planos para acabar com o desemprego irão se frustrar. Nós não podemos acabar com uma crise que está fora de nossas mãos. Não, nós não podemos!

Conclusão
A razão pela qual não podemos é que o real problema do homem é o pecado, a alienação de Deus, a fuga do Criador. Não quero, de forma alguma, ser pessimista nesta reflexão. Nós não podemos, mas ELE pode. A razão pela qual Obama está caindo nas pesquisas e vai continuar desiludindo é que confiou no homem. Em vez de “yes, we can “deveria ter dito “YES, HE CAN”! Sim , Ele pode!

Só Jesus pode nos levar à vida com Deus, direcionar nosso interesse para o próximo, retirar de nós a violência nata e nos dar nova razão de ser e de viver. Só Jesus pode salvar este mundo, curar nossa nação e nos capacitar para o futuro. E essa é a boa nova, quando deixamos que Ele faça, tudo fica diferente, por isso declaramos com alegria:

NÃO NÓS NÃO PODEMOS, MAS ELE PODE!

Um comentário:

Ida disse...

Às vezes pensamos que a situação de crise no mundo pode se resolver à revelia das nossas ações. Outras vezes pensamos, o que podemos fazer? Somos impotentes diante de tantos problemas, mas Deus pode mudar o panorama mundial, assim como nós oramos pelo queda do comunismo e da cortina de ferro e o impossível aconteceu. Temos que confiar que Deus ainda age diante das circunstancias!

Related Posts with Thumbnails

Manual do Corão - Como se formou a Religião Islâmica

Como entender o livro sagrado do Islão?  Origem dos costumes e tradições islâmicas. O que o Corão fala sobre os Cristãos?  Quais são os nomes de Deus? Estudo comparativo entre textos da bíblia e do Corão.  Este manual tem servido de apoio e inspiração para muitos que desejam compreender melhor o Islão e entender a cosmovisão muçulmana. LER MAIS

SONHO DE DEMBA (VERSÃO REVISADA)

Agora podes fazer o download do Conto Africano, com versão revisada pelo autor.
Edição com Letra Gigante para facilitar a leitura do E-Book. http://www.scribd.com/joed_venturini