Ano Novo, Vida Velha?


Este ano vai ser diferente! Este ano vou ser diferente! Vou fazer dieta, vou me exercitar diáriamente, vou ler bons livros em vez de ver TV, vou meditar na Palavra todos os dias... Vou me tornar uma pessoa melhor! Já ouviu isso em algum lugar? Certamente, e na passagem de ano mais ainda!   Provavelmente ouviu isso de sua própria boca este inicio de 2010 ou então pelo menos assim pensou.  Mas... os dias passam e descobrimos que o ano novo só trouxe mesmo a vida velha...

As resoluções de ano novo valem o que valem. Servem como periodo de reflexão e avaliação. Podemos até tirar proveito desse exercicio. O objetivo maior é que nos tornemos melhores que no ano anterior e isso já é vantajoso. Significa que entendemos que é preciso melhorar. Todos queremos ser pessoas perfeitas. Firmes diante das lutas da vida, felizes no decorrer do dia a dia, em paz consigo mesmos e com a vida, realizadas no que fazemos e produtivos em nosso trabalho e vida pessoal. E como atingiremos esses objetivos valiosos? Pensemos por um pouco neles:

1) Firmes
Todos admiramos uma pessoa forte. Aqueles que parecem enfrentar a vida sempre de cabeça erguida, com um ar de vitória no rosto mesmo em meio a lutas e problemas.  Todos queremos ser assim!  Para isso precisamos de um fundamento, uma base forte.

Jesus disse que aquele que ouvia suas palavras e as praticava seria como um homem que edificou sua casa sobre a rocha (Mateus 7:24 e 25).  Esse homem está pronto para as tempestades, mesmo as mais fortes. Os ventos podem fustigar, a chuva pode cair, mas ele permanece firme. Segundo Jesus, seus ensinos servem para nos dar esse fundamento firme que tanto valorizamos.

O ensino de Jesus não é apenas para as aulas de Escola dominical ou algumas reflexões bem intencionadas no domingo de manhã. Seus enisnoa são relevantes, práticos e atuais. São um manual para a vida com DEus e o próximo. Guiados por eles nos tornamos sim as pessoas que devemos ser. mas é preciso que os conheçamos e que os sigamos de coração. Então seremos firmes como a rocha.

2) Alegres
Quem não admira uma pessoa feliz? parece que todo o mundo correr atrás da felicidade. E ela parece ser grande corredora e muito resistente porque a maior parte da humanidade a persegue arduamente mas parece nunca alcança-la. Podemos até discutir que as pessoas buscam a felicidade nos lugares e nas coisas erradas. Mas a verdade permanece, todos queremos ser felizes e vivemos para esses momentos que parecem pouco e fugazes.

Jesus disse a seus discipulos que os ensinava para que tivessem alegria (João 16:24). Interessante que lhes telha falado de alegria na noite em que sabia que ia ser preso. Falou de alegria sabendo que no outro dia aquela hora já estaria morto, e morte de cruz. E Jesus falou assim porque falava da alegria verdadeira que o mundo nem sequer conhece.

A verdadeira felicidade vem de dentro. Não a podemos encontrar fora. Nem coisas, nem eventos, nem mesmo outras pessoas podem ser fonte duradoura de alegria. A fonte única e fiel é o Senhor. Se ELE for o centro de nossa vida e estivermos ligados a ELE como devemnos, a alegria será natural. Não a euforia das festas ou dos acontecimentos, mas a serena felicidade do coração pleno. Algo sublime e duradouro porque eterno. Algo que sabemos que vai continuar de modo perfeito quando deixarmos essa dimensão da vida. Óh felicidade especial. E vem de conhecer os ensinos de Jesus, de ouvir a sua voz, de o seguir.

3) Paz
Um dos principais votos de inicio de ano é o de Paz. O dia 1 de janeiro foi inclusive dedicado como o dia da paz mundial, algo bastante irrealista mas nem por isso menos desejado. Mas a paz que o homem busca é primeiramente pessoal. Paz consigo mesmo, com seus pensamentos, com suas intenções, com sua consciência. Paz na familia, nas relações, no casamento, no trabalho e nas amizades.

Jesus disse a seus discipulos que lhes deixava a sua paz, paz essa difernte da que o mundo falava (João 14:27). Novamente o Senhor falava de paz no meio da maior traição da história, à beira de um julgamento terrivelmente injusto e de uma morte por tortura. Como se pode falar de paz diante dessas perspectivas? Só é possivel porque Ele falava de uma paz que excede o entendimento.

A Paz que Jesus falava tinha ver com a relação entre o homem e Deus. Quando estamos de bem com o Senhor, estamos de bem com a vida, e é possivel estar de bem com o próximo. Essa paz é algo espiritual e que não se explica por palavras, nem se pode ver a ão ser nas atitudes. Sabe o que ela é quem a conhece. Quem não conhece apenas pode tentar imaginar. A paz que Jesus falava era novamente um produto da relação dos discipulos com Ele e seu ensino.

4) Realização
Hoje valoriza-se o homem e a mulher realizados. Todos no fundo querem sentir que suas vidas são bem sucedidas, produtivas. Todos querem sentir-se realizados no que fazem. todos querem ser vistos como pessoas que fazem as coisas acontecerem. Todos queremos produzir algo que fique na memória dos demiase perpetue a nossa passagem por esta vida.

Jesus disse aos seus discipulos que tinha vindo para que eles tivessem uma vida abundante (João 10:10) e que se permenecessem nEle produziriam muito fruto (João 15:5). O Mestre diexou claro que uma vida realizada e produtiva dependia da capacidade e da dedicação de segui-lo e a seus ensinamentos.

Jesus não omitia opiniões. Ele não fazia sugestões como tantos outros mestres do passado. Ele fazia afirmações com autoridade, com a certeza e a confiança do Criador que orienta a criatura. Segui-lo pode ser opcional, mas se quisermos uma vida abundante é o único caminho. No fundo tudo o que dissemos até aqui se poderia resumir em uma palavra - discipulado.

O Senhor não veio à terra para nos dar um bom exemplo. Ele não veio para morrer a fim de que pudessemos ter apenas a certeza do céu. Vida Cristã não é algo que vamos viver um dia quando deixarmos este mundo. A salvação foi e é dos nosso pecados e da nossa maneira vã de viver. Só será completa na eternidade mas começa aqui e agora. Não somos salvos só para o céu mas para viver agora a vida com Deus e isso acontece seguindo a Jesus, sendo seus discipulos.

Um discipulo é aquele que quer imitar o mestre, quer ser como ele, e faz tudo para que isso aconteça. Ser cristão é ter Cristo no centro da vida, das decisões, dos pensamentos e das atividades. É ser moldado por seus ensinos e viver segundo o que Ele mostrou. Aqueles que assim o fizerem serão pessoas firmes, alegres e em paz, realizadas e produtivas. O mundo precisa urgentemente de ver gente assim. Que possamos nós ser assim. Um ano abençoado e de feliz discipulado.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails

Manual do Corão - Como se formou a Religião Islâmica

Como entender o livro sagrado do Islão?  Origem dos costumes e tradições islâmicas. O que o Corão fala sobre os Cristãos?  Quais são os nomes de Deus? Estudo comparativo entre textos da bíblia e do Corão.  Este manual tem servido de apoio e inspiração para muitos que desejam compreender melhor o Islão e entender a cosmovisão muçulmana. LER MAIS

SONHO DE DEMBA (VERSÃO REVISADA)

Agora podes fazer o download do Conto Africano, com versão revisada pelo autor.
Edição com Letra Gigante para facilitar a leitura do E-Book. http://www.scribd.com/joed_venturini