VENCENDO AS CRISES

(mensagem do Pr. Joed Venturini)

Ele sabia tudo sobre crises. Sabia o que era ficar desempregado, tendo muitas pessoas sob sua responsabilidade.

Sabia o que era perder o sustento do dia para a noite; perder família e amigos e ter que abandonar sua cidade natal temendo por sua segurança.

Ele sabia o que era ter uma boa colocação, bom salário, prestígio , ter um futuro garantido e, de repente, tudo se evaporar. Ele sabia o que era ter um patrão difícil, colegas invejosos, sabia o que era sofrer calúnias e injustiças no trabalho. Ela sabia o que era perder tudo sem ter tido culpa, sem merecer. Ele conhecia a amargura de ter que começar tudo de novo, conhecia a sensação de tempo perdido e de vida desperdiçada em vão. Ele sabia...

Estou falando de Davi. A crise que enfrentou por causa do ciúme de Saul o arrancou de uma posição confortável na casa do rei para uma vida nômade, pelas montanhas e cavernas do sul de Judá. Sim, ele sabia o que era passar por uma crise, de verdade!

Aparentemente a solução estava na Filistia. Muitos, ainda hoje, pensam que a solução dos problemas está em mudar de lugar, fugir para outra cidade.

Davi prosperou na Filistia a tal ponto que o rei Aquis lhe deu uma cidade(I Samuel 27:6), a cidade de Ziclague. E é aí, na sua cidade de refúgio, onde parecia que a crise havia passado, que o mundo de Davi vai ruir novamente sobre a sua cabeça.

Em Ziclague, Davi montou casa, trouxe esposa e filhos, constituiu um pequeno governo e a partir daí desfrutou a prosperidade. Porém, tudo isto lhe é roubado pelos Amalequitas de uma só vez! Casa queimada, bens furtados e família seqüestrada. Não nos admira que tenha chorado até o desespero ( I Samuel 30:4 -6ª).

Diante desta crise brutal Davi perde a esperança, culpa-se pelo ocorrido, até porque seus amigos também o responsabilizam e , de repente, ele se vê com a própria vida em risco. Neste momento de terrível contraste que, mais uma vez, entendemos porquê Davi era o homem segundo o coração de Deus. Sua atitude nos traz valiosas lições para vencermos as crises que enfrentamos com freqüência. Meditando em I Samuel, capítulo 30, encontraremos essas lições na vida de Davi.


1) NÃO SE DESESPERE, VOLTE-SE PARA DEUS! (v. 6)

O quadro era desesperador, não havia nada a fazer, tudo estava perdido...Mesmo assim, Davi se firmou no Senhor. Não reagiu segundo sua própria força de vontade, com seu temperamento privilegiado nem com um discurso de auto-ajuda, mas voltou-se para o seu Soberano Deus.

Davi sabia que não estava em pecado. Entendia que Ziclague tinha sido uma dádiva de Deus e que o Senhor estava com ele. Antes de qualquer outra coisa, voltou sua mente para o Senhor e firmou seus pensamentos em Deus.
Lembre-se: 


 Não há inimigo ou crise que possa furtar essa liberdade. Não devemos abrir mão deste privilégio e podemos, como Davi, usar essa liberdade para nos concentrarmos no Senhor, onde encontraremos verdadeira força e firmeza.
 

2) BUSQUE A PALAVRA! (v.7)

Davi tinha consigo o sacerdote, e com ele a possibilidade de recorrer à orientação divina. Esse é um padrão que marca toda sua trajetória: primeiro, e antes de agir, buscava o Senhor e sua Palavra. Essa foi sempre sua primeira estratégia e podemos verificá-la em muitos episódios de sua vida ( I Samuel 22:5; 23:2,4, 9-11; II Samuel 2:1; 5:19 e 23;I Crônicas 14:10 e 14) e também nos seus salmos (salmo 25:4,5,8,9 e 12; salmo 19:13 e 14; salmo 27:11; salmo 28:9; salmo 86:11).

Nós, muitas vezes, temos a tendência de apresentar rapidamente as soluções e então convocamos reuniões de oração, rogando a Deus as bênçãos para nossos planos e projetos. Em primeiro lugar Davi orava e perguntava ao Senhor. Priorizava a Palavra e a direção divina, só depois partia para a ação.



3) ANALISE AS POSSIBILIDADES (v.8)

A oração de Davi demonstra que ele utilizara um bom tempo avaliando a situação e verificando as possibilidades. Havia três linhas de ação possíveis: poderia ficar em Ziclague e tentar fazer o melhor em meio às ruínas; a segunda opção seria abandonar tudo e ficar com as recordações ou poderia tentar ir atrás dos Amalequitas. O que seria mais apropriado? Como poderia ser bem sucedido? Ele analisou e colocou diante de Deus suas questões.


Se o Senhor nos criou com raciocínio é porque deseja que o utilizemos. Diante das crises é essencial olhar para as possibilidades, equacionar linhas de ação e então procurarmos a orientação de Deus em relação às várias saídas.

4) NÃO FIQUE CHORANDO, FAÇA A SUA PARTE (v.9)

De nada serve a autocomiseração. É dos sentimentos mais debilitantes e paralisantes que existem. Drena as forças, bloqueia o olhar, tende a crescer a ponto de beirar o masoquismo. Davi chorou, mas secou as lágrimas, buscou o Senhor, avaliou as possibilidades e colocou-se em movimento. Com tudo o que lhe restava (homens muito cansados) partiu para reaver o que era seu por direito. Ele fez a sua parte! Agiu no máximo de sua capacidade. Assumiu sua responsabilidade, que era guiar aqueles homens na busca por respostas.



"O que vier às mãos para fazer, faze conforme as suas forças."


5) SAIBA USAR AS OPORTUNIDADES (v. 11 a 16)

A sabedoria passa por utilizar as oportunidades que aparecem no caminho. No caso de Davi, em seu caminho estava um escravo moribundo. Seria perda de tempo dar-lhe atenção, e muitos pensam assim. Afinal, estavam perseguindo seus inimigos, cada minuto era importante! Mas Davi parou para atender o escravo até que este recuperasse as forças, e foi justamente este que o guiou aos seus adversários e à vitória.

Muitas vezes o Senhor espalha oportunidade pelo nosso caminho. Devemos rogar discernimento para vê-las e sabedoria para aproveitá-las da melhor maneira. Podem se tornar a chave do problema, a solução da crise.

6) SEJA JUSTO (v. 21 a 24)

As crises tendem a endurecer o coração e nos deixam insensíveis e frios. Neste estado é fácil ser injusto e indelicado. Afinal, se eu estou lutando sozinho para me recuperar por que deveria facilitar a vida dos outros? Eles que sofram também!

Davi demonstrou bondade e misericórdia ao tratar os cansados com paciência e justiça. Ele não se deixou dominar pelos sentimentos negativos, mas procurou tratar os demais como gostaria de ser tratado. Nesse dia ele estabelece inclusive uma lei, que a partir deste dia foi seguida pelo povo. Não permita que as lutas da vida o endureçam. Seja justo!

7) DÊ GLÓRIA A DEUS (v.23)

Como seria fácil para Davi se gloriar de sua capacidade militar, de sua esperteza ao utilizar o escravo egípcio. Poderia se orgulhar de sua perícia e estratégia na liderança das tropas ou mesmo da sorte de ter encontrado o inimigo embriagado. Mas ele atribui a vitória a Deus. Reconhece que é do Senhor que vem toda bênção e ao fazê-lo desfaz o argumento dos belicosos.

Se você buscou direção do Senhor para sair da crise, recebeu forças para seguir em frente e obteve dele a vitória, então não se esqueça de agradecer e louvar, porque esta é a maneira correta de vencer as lutas.

8) PARTILHAR AS BÊNÇÀOS (v.26 a 31)

No nosso mundo dominado pelo egoísmo, a partilha perece um desperdício, uma verdadeira tolice. Davi não pensava assim e por isso foi um estadista abençoado. Após a vitória contra os amalequitas, enviou parte do despojo às cidades de Judá que o tinham ajudado passado e que eram suas aliadas. Ele não pensou em se satisfazer com os despojos, mas lembrou-se do povo, de seu povo. E será esse povo que o levará ao trono.

Alguns poderão ver nisso um golpe político ou publicidade. Mas, naquela ocasião Davi não podia imaginar que Saul morreria na batalha contra os filisteus. Ele não estava preparando o caminho para sua coroação, seu comportamento anterior mostra que ele não agia assim. Davi confiou na promessa de Deus e esperou que o Senhor o entronizasse na hora certa.

Sua atitude foi movida, provavelmente, por duas razões: por gratidão pela ajuda recebida dessas cidades quando ali passou com seus homens (v.31) e porque, certamente, sua tribo havia sido negligenciada e desprezada por Saul. Desse modo, as cidades presenteadas com o despojo puderam recuperar as perdas sofridas durante estes anos de abandono. Esse era ainda um tempo em que o sentido tribal estava bem marcado, o povo ainda não possuía uma identidade como nação. Davi procurou minorar a crise na sua tribo através da partilha e da solidariedade.

CONCLUSÃO

No dia em que chegou a Ziclague e a viu queimada, certamente, Davi não podia adivinhar que, dentro de semanas, seria ungido rei de Judá (II Samuel 2:4).




Mas o Senhor é soberano e por trás de um exílio pode estar um trono. O exemplo de Davi é útil e prático para que nós possamos aprender a vencer as crises e com nosso Deus saltarmos as muralhas (salmo 18:29).

2 comentários:

Isaac Alcantara disse...

Que a graça de Deus seja sempre presente em sua vida.Vivemos momentos de crises e muitas vezes não sabemos como sair, o amado irmão nos ensina a receita correta, buscar o Senhor,seguir as suas orientações, fazer o que ele nos manda.O sucesso depende de nossa confiança em Deus.
Que Deus continue usando o amado irmão.

Anônimo disse...

Joed, estava procurando um texto que falasse sobre crise. Encontrei o link de um texto seu através do Facebook da Ida e acabei chegando a este texto. Acrescentou-me muito e me fez refletir melhor sobre minhas crises e de como lidar com elas.

Abços,

Filipe Santos-Guiné Conakry

Related Posts with Thumbnails

Manual do Corão - Como se formou a Religião Islâmica

Como entender o livro sagrado do Islão?  Origem dos costumes e tradições islâmicas. O que o Corão fala sobre os Cristãos?  Quais são os nomes de Deus? Estudo comparativo entre textos da bíblia e do Corão.  Este manual tem servido de apoio e inspiração para muitos que desejam compreender melhor o Islão e entender a cosmovisão muçulmana. LER MAIS

SONHO DE DEMBA (VERSÃO REVISADA)

Agora podes fazer o download do Conto Africano, com versão revisada pelo autor.
Edição com Letra Gigante para facilitar a leitura do E-Book. http://www.scribd.com/joed_venturini