COMO VENCER A CRISE? conclusão

2) Autodomínio/ Moderação

A capacidade de controlar os próprios gastos está na raiz da crise mundial. Chegamos no limite do caos, porque a sociedade passou a ser dirigida para o consumo. E por que isto é prejudicial? O consumo aquece a economia, não é? Gera mais empregos? Enfim, quanto mais consumo, mais contribuo para o enriquecimento da sociedade! Mas o consumo descontrolado de milhões gerou o caos!

Nos E.U.A, por exemplo, estima-se que, diariamente, 12 bilhões de anúncios são veiculados. Dentre eles contamos 3 milhões de comerciais por rádio e 200 mil comerciais de TV ("A Igreja emergente", Dan Kimbell, p. 195). Toda esta propaganda é lançada no inconsciente da população, e esta reage com níveis de consumo alarmantes. A cada ano as empresas são obrigadas a apresentarem relatórios de crescimento de vendas, para o qual utilizarão todas as armas de ataque ao consumidor que encontrarem, sem se preocuparem com o limite da sociedade! Conseqüentemente, o crescimento do comércio mundial é estonteante!

No entanto, o Criador nos fez com a capacidade de escolher. O livre arbítrio diz respeito também ao consumo. Antes de comprar deveria ter o poder de raciocinar, controlar as emoções e usar minha vontade para uma decisão correta. Preciso mesmo disto? Tenho condições de comprar neste momento? Posso esperar? Irei realmente utilizar este produto? Pode ser bonito, desejável, interessante, útil e estar num preço incrível, mas isso não significa automaticamente que preciso comprar!

Preocupados com o descontrole orçamental da sociedade, muitos economistas aconselham os consumidores a deixarem de usar os cartões de crédito. Há programas e entrevistas em que especialistas explicam como fazer um orçamento doméstico. Surgem grupos de apoio para consumidores compulsivos e médicos que tratam o problema, pois se tornou uma doença da sociedade atual. Mesmo assim, milhares de pessoas se endividam muito acima da sua capacidade de resposta, por quê? Pela incapacidade de controle, abandono do raciocínio e total falta de moderação.

Algumas medidas práticas para trabalhar o autocontrole e a moderação seriam:. Fazer um orçamento doméstico a sério e permanecer dentro dos seus limites, priorizando os gastos fixos, como aluguel, prestações e contas; e a seguir os essenciais, como alimentação, transporte e educação.
· Avaliar cuidadosamente antes de comprar, fazendo as perguntas básicas, como: _ preciso mesmo disto neste momento? Fazer isto é essencial , principalmente nas compras que envolvem prestações que afetarão o orçamento por muitos meses. Lembre-se: mesmo depois de inutilizado ou colocado de lado, tem o compromisso de pagar as prestações até o fim.
· Lembrar que o supérfluo é isso mesmo, supérfluo, dispensável! Não devemos torná-lo essencial nem prioritário para nossa felicidade!

E é aí que a crise começou a se tornar uma bola de neve, pelo simples fato de desprezarem estas simples regras. Os clientes deixaram de se preocupar com o pagamento das prestações, renegociando dívidas, na esperança de conseguir o perdão através de processos demorados e complicados. Infelizmente, os mais ricos e poderosos deram o exemplo, sempre se julgando no direito de não honrarem seus compromissos. Esse exemplo foi transferido, em escala e exponencialmente para o operário e a vendedora, que na ânsia de aparentarem prosperidade também se acharam no direito de não pagarem suas prestações.

Hoje vivemos as consequências deste descontrole. Somente com uma conscientização e atitudes firmes poderemos recuperar o domínio da situação. Devemos encarar a cobiça como um sentimento a ser vencido e a moderação como uma qualidade a ser desenvolvida. Devemos, a começar em nós, resgatar os valores há muito perdidos como: honestidade, solidariedade, simplicidade e contentamento. Ser, neste sentido, instrumentos de Deus na missão de restaurar o homem à sua dignidade plena. O amor ao próximo é o único caminho para uma humanidade em crise.

Lembre-se : "o sentido da vida não consiste no que fazer dela, mas no que Deus faz com ela". (Ronald Mac Millan)

Um comentário:

rebeca disse...

Todos nós temos que ficar conscientes. Economizar e evitar o desperdício. Ser honesto está fora de moda, esse é o problema! A crise atinge a todos, até mesmo aqueles que pensam estar imunes...

Related Posts with Thumbnails

Manual do Corão - Como se formou a Religião Islâmica

Como entender o livro sagrado do Islão?  Origem dos costumes e tradições islâmicas. O que o Corão fala sobre os Cristãos?  Quais são os nomes de Deus? Estudo comparativo entre textos da bíblia e do Corão.  Este manual tem servido de apoio e inspiração para muitos que desejam compreender melhor o Islão e entender a cosmovisão muçulmana. LER MAIS

SONHO DE DEMBA (VERSÃO REVISADA)

Agora podes fazer o download do Conto Africano, com versão revisada pelo autor.
Edição com Letra Gigante para facilitar a leitura do E-Book. http://www.scribd.com/joed_venturini