GPS - não erre o caminho!

GPS – Global Positioning system, ou sistema de posicionamento global. Algo que até uns poucos anos parecia ficção científica própria de James Bond, hoje se tornou quase obrigatório. Já usou um? Tem um no seu carro? Uma voz feminina que lhe indica o caminho, vai dizendo quantos quilómetros faltam, quanto tempo falta, avisando antecipadamente que curva vai fazer. É o máximo! Você não faz ideia onde é o lugar mas chega sem erros...

Ou talvez sua experiência não seja tão clara assim. O GPS o mandou para um lugar totalmente diferente, mas com o mesmo nome. Ou então levou-o por uma estrada secundária, cheia de buracos e passagens estranhas, quando havia uma estrada mais fácil, apesar de um pouco mais demorada. Ou ainda pode ser que o GPS simplesmente não tenha informação sobre o lugar ou a estrada porque ainda não foi colocado no sistema. Enfim, o maravilhoso GPS não é tão infalível assim!

E é claro que você pode ser daqueles que resolveu experimentar o tal do GPS num caminho que já conhecia, só para experimentar, e de repente, se viu discutindo com a voz no aparelho que aquela não é uma boa escolha de estrada, esquecendo que está brigando com uma gravação e não com a esposa.

Na verdade, todos precisamos de direção. A vida é feita de muitas viagens, curtas e longas, muitas curvas mais ou menos apertadas e todos temos dúvidas, questionamentos e perguntas. Ora, um GPS serve exatamente para esses momentos, só que o GPS mais usado hoje em dia e mais divulgado é outro. Trata-se de um GPS, mas com iniciais que significam: GUIE-SE POR SI. Ou seja, guie-se por si mesmo!

Filmes, seriados de TV, best-sellers internacionais, mestres em psicologia, apresentadores de talk show e manuais de auto ajuda repetem um verdadeiro mantra da cultura ocidental moderna: Siga seu coração, olhe para dentro de si mesmo, faça seu próprio destino! Essa mensagem começa nos filmes da Disney e vai se repetindo por toda a mídia, em todos os níveis.

O que essa mensagem indica é que você deve tomar suas decisões basicamente seguindo seus instintos e sentimentos. Nem sequer há grande apelo ao raciocínio. A mensagem do mundo é que se olhar para dentro de si vai saber a resposta. Algo meio “elementar” vai lhe dizer o caminho. Uma espécie de GPS cósmico vai dirigir você. Siga seus instintos primitivos, faça o que seus sentimentos pedirem, dê asas a sua imaginação e lembre-se de que é dono de seu nariz e de seu destino...mensagens perigosas e nocivas!

Essa mensagem não somente não é bíblica como tem levado milhões a becos sem saída. Como um GPS desactualizado, leva multidões a atos de loucura, gestos de insanidade, palavras de maldição. Com base nos instintos e sentimentos crianças se matam, adolescentes desgraçam suas vidas, jovens cometem barbaridades e adultos inventam aberrações. Semanalmente vemos nas noticias ou ouvimos de amigos e conhecidos acerca de decisões que estragaram vidas, famílias, carreiras e relacionamentos. Tudo porque as pessoas tem se deixado levar pelo maldito GPS, "Guie-se por sí"

A Palavra de Deus nos afirma que o Senhor deve estar em primeiro lugar em nossas vidas e nos mostra um verdadeiro GPS celestial: o GUIE-SE PELO SENHOR!. Leia suas coordenadas e veja como são simples:

1) SEGUINDO A PALAVRA
 “Lâmpada para os meus pés é a tua Palavra e luz para o meu caminho
Salmo 119:105

Temos na Bíblia direção segura naquela que é a revelação da vida, vinda do Criador para a criatura.
A palavra de Deus edifica, anima, consola, corrige, mostra, dirige.
Toda Escritura Divinamente inspirada é proveitosa
 para ensinar, para redarguir, para corrigir,
para instruir em justiça;
 para que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente
 instruído para toda a boa obra” II Timóteo 3:16 e 17.
 Num mundo de instintos selvagens a Palavra nos mostra um caminho melhor e ninguém que a siga ficará confundido ou sem saída.

2) OUVINDO CONSELHOS
 “Não havendo sábia direção o povo cai;
 mas na multidão de conselheiros há segurança
Provérbios 11:14
Melhor do que qualquer GPS é a orientação segura de um amigo. O GPS pode errar, mas um amigo que conhece a estrada me guia com segurança, me leva num ritmo que posso seguir, me avisa dos buracos, me mantém alerta aos problemas. Porque deveria confiar em instintos animais quando posso conversar com quem já percorreu este caminho? Porque depender de sentimentos se há sabedoria nos que já viveram esse dilema? Aquele que procura conselho com os sábios certamente encontrará mais segurança do que o afoito por mais corajoso que seja.
3) VIVENDO A COMUNHÃO
Consideremos uns aos outros para nos incentivarmos ao amor
e às boas obras. Não deixemos de reunir-nos como Igreja,
segundo o costume de alguns, mas procuremos
 encorajar-nos uns aos outros...” Hebreus 10:24 e 25

O Senhor deixou-nos a Igreja exatamente porque sabia que a caminhada é difícil, as distâncias são longas, as curvas são confusas e a perseverança é fundamental.
Melhor é serem dois do que um, porque tem melhor paga do seu trabalho.
Porque se um cair, o outro levanta o seu companheiro:
mas ai do que estiver só; pois caindo,
não haverá outro que o levante” Eclesiastes 4:9 e 10.

O individualismo moderno é incentivado pelo inimigo de nossas almas exatamente porque ele sabe que é muito mais fácil derrubar aquele que segue sozinho. Se esse que vai sozinho decidir viver pelos instintos e sentimentos, então será presa das mais fáceis. Mas aquele que vive a comunhão da igreja de Cristo descobre a realidade da nova humanidade em Cristo. Uma relação criada por Deus, alimentada pelo Espírito Santo onde há encorajamento, consolo e direção. Aquele que vive a comunhão na igreja certamente terá muito maior segurança na caminhada do que aquele que segue por seu próprio instinto.

A Escolha, como sempre, acaba por ser nossa. Algum tipo de GPS usará. Pode ser o Guie-se por si do mundo ou o Guie-se pelo Senhor da Palavra. Escolha a segurança dos braços do Pai e não discuta. Seja abençoado no caminho e abençoe!

3 comentários:

Anônimo disse...

Casualmente encontrei o seu Site. Parabéns e que ele seja uma bênção para todos os que o buscam. Um abraço
Pr. Sérgio Felizardo

Anônimo disse...

Pastor, a poucos dias descobri a riqueza que era compartilhar com o senhor as ideias descritas neste blog. Saiba que tem me abençoado muito e, saiba também, que apesar de não ser mais "membro" de nossa igreja, suas palavras ainda nos servem de lição e orientação. Textos como "a noiva que eu não suporto" e "culto ao gosto do cliente" nortearam com grande significancia nossas atitutes.
Enfim, quero só registrar que essas semanas nos deixaram com uma ponta de saudade.
Acompanhe-nos em nosso blog - www.euqueroouvir.blogspot.com

Deixo meu abraço saudoso, esperando revê-los em breve.
Envie notícias.

Leonardo Bianchi - PIBCG

Lina disse...

Gostei imenso de mais essa sua reflexão!
Como precisamos de orientação para a direcção das nossas vidas a fim de não errarmos o caminho! E como tudo que escreve é tão verdadeiro! Graças a Deus por essa capacidade que o Pastor tem de saber /"advinhar" :))/ aquilo que meu (nosso)coração precisa ouvir!
Obrigada pela inspiração que o Pastor tem sido nas nossas vidas!
E fico com o conselho:
"Escolha a segurança dos braços do Pai e não discuta. Seja abençoado no caminho e abençoe!"
Com amizade, Lina.

Related Posts with Thumbnails

Manual do Corão - Como se formou a Religião Islâmica

Como entender o livro sagrado do Islão?  Origem dos costumes e tradições islâmicas. O que o Corão fala sobre os Cristãos?  Quais são os nomes de Deus? Estudo comparativo entre textos da bíblia e do Corão.  Este manual tem servido de apoio e inspiração para muitos que desejam compreender melhor o Islão e entender a cosmovisão muçulmana. LER MAIS

SONHO DE DEMBA (VERSÃO REVISADA)

Agora podes fazer o download do Conto Africano, com versão revisada pelo autor.
Edição com Letra Gigante para facilitar a leitura do E-Book. http://www.scribd.com/joed_venturini