O Valor da nossa Participação



Eurico aceitou a fé em Jesus cedo na vida e participou fielmente da vida de sua igreja por muitos anos antes de adoecer. Ele achava que sua participação na igreja era fraca. Não tinha dons vistosos. Não tinha jeito para falar em público, não era capaz de dar uma aula de EBD ou pregar, seu temperamento introvertido o mantinha no seu cantinho. Mas orava diariamente, contribuía com alegria e sentia as dores dos irmãos e amigos sendo um ouvinte carinhoso e um conselheiro dotado. Finalmente seu dia chegou e o Senhor o chamou à Glória.
Chegando ao céu Eurico foi guiado por um anjo pelos caminhos da Glória e notou que havia muita gente ali. Reconheceu o irmão Joaquim que falecera há alguns anos e este o abordou com um sorriso alegra:
“Que bom vê-lo Eurico, que satisfação. Queria dizer o quanto sou grato por tudo que fez por mim, por seu amor, por seu carinho, por seu apoio. O irmão foi fundamental em minha vida cristã”.
E Joaquim se afastou ainda sorrindo e Eurico lembrou dele. Tudo que fizera fora ouvi-lo em horas de aflição, dá-lhe um abraço silencioso após os cultos, se dispor a levá-lo às consultas e comprar um ou outro medicamento.
Não fora tanto assim, mas nem deu para pensar muito, pois logo um irmão asiático o abordou: 
“Irmão Eurico que prazer vê-lo. Queria tanto agradecer por sua ajuda. Foi por sua participação também que estou aqui no céu”. 
Eurico ficou confuso: 
“ Desculpe irmão, deve haver confusão, nunca saí de Portugal, nunca fui a sua terra, como posso ser responsável por sua salvação?” 
O irmão sorriu: 
“Mas sua contribuição sustentou o missionário que me falou de Jesus” disse com os olhos a brilhar, de outro modo ele não poderia ter chegado a minha aldeia”. 
E Eurico lembrou que mensalmente mandava 10 euros para o missionário na Indonésia. E quando ia mencionar que sua oferta era tão pequena outra pessoa se aproximou:
“Irmão Eurico, que maravilha que já chegou. Queria mesmo lhe agradecer por sua parte na minha vida e na minha salvação”. 
Voltando-se Eurico viu uma senhora com ar feliz. Diante de seu ar confuso ela acrescentou: “Lembra-se do Tiago? Lembra-se de ele pedir oração pela tia dele, a Maria de Fátima? Pois suas orações foram fundamentais para minha conversão. Que o Senhor o recompense” 
e a mulher seguiu deixando Eurico embaraçado.
“Se eu soubesse” pensou ele consigo mesmo “Se eu soubesse que minha oração e oferta podia fazer tanto teria orado mais e dado mais e ouvido mais, e abraçado mais, mas ainda bem pelo que pude fazer…”

A narração pode ser imaginada. E pode parecer demasiado optimista, mas foi o Mestre que disse: 
“Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.” Mateus 25:40. 
Até um copo de água em nome do Senhor será valorizado se feito em amor e para Deus sem ostentação humana. 
Posso ter muitas limitações, mas minha oração chega a qualquer lugar do mundo, minha oferta é multiplicada pelo Senhor de toda Glória, minha palavra e meu gesto de carinho são usados pelo Espírito Santo para abençoar, esse é o valor da minha participação! 


Um comentário:

Michelly Proença disse...

Que linda mensagem, é bem verdade que muitas vezes achamos que somos tão pequenos que nada que façamos possa ser tão grandioso. Esquecemos que de fato somos pequenos mas aquele que habita em nós é maior que tudo nesta face da terra. Deus o abençoe poderosamente e que você sempre deixe que o Espírito Santo te use.

Related Posts with Thumbnails

Manual do Corão - Como se formou a Religião Islâmica

Como entender o livro sagrado do Islão?  Origem dos costumes e tradições islâmicas. O que o Corão fala sobre os Cristãos?  Quais são os nomes de Deus? Estudo comparativo entre textos da bíblia e do Corão.  Este manual tem servido de apoio e inspiração para muitos que desejam compreender melhor o Islão e entender a cosmovisão muçulmana. LER MAIS

SONHO DE DEMBA (VERSÃO REVISADA)

Agora podes fazer o download do Conto Africano, com versão revisada pelo autor.
Edição com Letra Gigante para facilitar a leitura do E-Book. http://www.scribd.com/joed_venturini