Amor: Substantivo, Adjetivo ou Verbo?


As aulas de gramática não eram minhas favoritas. Pareciam-me uma perda de tempo. Afinal nós já sabíamos falar e escrever e uma aula para nos ensinar a fazer isso parecia meio sem propósito. É evidente que a razão principal era outra. Gramática era trabalho duro. Muitas regras a decorar, definições, conjugações… isso sim era a razão para não gostar das aulas. A par de matemática eram as aulas menos apetecíveis. Mas na verdade eram importantes e úteis. Não entendia nessa altura mas gramática tinha a ver com a qualidade de comunicação. Falar e escrever bem eram atributos que nos acompanhariam toda a nossa vida e eram essenciais ao nosso contato com as outras pessoas.

A gramática também nos ajuda na vida Cristã. Muitas das importantes descobertas sobre a vida que devemos viver em Cristo vem pela analise das palavras do texto sagrado. Entender essas palavras e sua categoria gramatical e sua utilização pode fazer toda diferença em nossa aplicação. E é de aplicação que se trata a vida em Cristo porque saber sem fazer não tem qualquer utilidade a não ser nos colocar na fila perigosa dos que caminham em direcção a hipocrisia e falsidade.

Amor é uma dessas palavras. Como se deteriorou. A Bíblia nos fala de amor eterno, amor sofredor, amor altruísta e nós hoje falamos de amor para nos referirmos a algo que é passageiro, profundamente egoísta, abusador e maltratante. Deve haver engano em algum lugar. Alguém, em algum lugar perdeu a noção do que é amor e passou a usar a palavra de modo errado. Usemos então a gramática. Lembremos o que Jesus nos disse sobre o amor e vejamos se a gramática pode nos ajudar.

João 15:12 amarmos uns aos outros na igreja (amar os irmãos em Cristo)

Mateus 22: 39 amar o próximo (meu vizinho, meu colega de trabalho)

Mateus 5: 44 amai os vossos inimigos (meus adversários, que me fazem mal)

Uma progressão difícil. SE temos por vezes dificuldade em amar aos nossos irmãos na igreja onde há em teoria a mesma fé e a mesma pratica como amarei meus adversários? Do que Jesus estava falando quando deu esses mandamentos? Vejamos sem a gramática nos ajuda. Olhemos para as diferentes possibilidades da palavra e pensemos em soluções.

Substantivo: palavra que designa ser, coisa, estado, sentimento, substancia ou processo. Será o amor que Jesus fala substantivo? Ora um substantivo é algo sobre o que podemos conversar, discutir. Sobre ele fazemos poemas, discursos, trabalhos científicos. O substantivo é uma designação de algo que por regra podemos observar fora de nós. Pode ser usado ou descartado. Cadeira, substantivo que designa um objecto onde me posso sentar ou apoiar os pés para amarrar os sapatos ou subir em cima para apanhar algo no armário de cima e que posso deitar fora porque já não preciso mais pois tenho outra mais nova, mais forte, mais bonita. Amor substantivo, algo que posso sentir por alguém ou nutrir por alguém enquanto durar… O amor substantivo é realmente pouco duradouro. Não é realmente parte de mim pois posso descartá-lo. Amor substantivo é como um objecto que posso usar e deitar fora, que ponho aqui ou acolá, que carrego ou deito fora, que utilizo e reutilizo, reciclo e altero, algo que é passível de manipulação constante. É algo sobre o que discutimos e debatemos. Falamos dele como algo exterior e passível de discussão. Discorremos sobre ele e depois já não mais. Não me parece que seja sobre isso que Jesus falava.

Adjectivo: palavra que serve para se juntar ao substantivo e o classificar ou qualificar. O amor pode ser um adjectivo. Dizemos de alguém: é um amor. Trata-se de uma utilização mais comum para bebes ou para atitudes meio lamechas que assistimos ocasionalmente. Alguém diz algo bonito ou faz um gesto carinhoso e dizemos: é um amor. Falamos de alguém a quem queremos elogiar e dizemos: é um amor. Classificamos com amor. Mas essa utilização além de rara é totalmente subjectiva. Aquilo que pode ser um amor para uma pessoa pode ser absolutamente sem graça para outra. Algo que alguém vê como precioso pode ser totalmente sem sentido para outra pessoa. Por exemplo, nos países de leste é comum se darem flores a homens e seria considerado muito correto e mesmo um amor. Já em Portugal, no nosso mundo latino, macho não recebe flores e se receber é capaz de comentar de muitas formas mas não dirá que foi um amor. Adjectivar é um ato pessoal e subjectivo e creio que Jesus falava de amor como algo inequívoco, sem sombra de dúvida, universal e aplicável a todas as pessoas em todos os lugares. O amor do qual Jesus falava não era amor adjectivo.

Verbo: palavra que afirma existência de uma acção atribuída a um sujeito; exprime um fato e localiza-o no tempo ligado a um sujeito. Verbo é acção. A Bíblia diz que Deus amou tanto que deu… amor ligado a um ato, a uma acção, a um fazer. Não é algo que se pode discutir ou debater. Ou existe ou não. Um verbo por ser acção não é ambíguo, não é subjectivo, não é passível de má interpretação. Ou fez ou não fez, ou deu ou não deu, ou aconteceu ou não aconteceu. Na Palavra, amor para Deus sempre foi verbo. Ele amou, por isso criou, delegou, ajudou, salvou, livrou, protegeu, abençoou. Quando Paulo falou sobre amor falou sobre algo prático, definiu acções, orientou actos.

Na vida Cristã somos chamados a amar um amor verbo. Pode ser sentimento, mas não é só sentimento, pode ser qualidade, mas é mais que isso. Trata-se de agir. De fazer o melhor para outro. Esse tipo de amor pode ser dado e demonstrado mesmo por um inimigo a quem não aprecio e de quem não tenho sentimentos muito bons. Posso amá-lo biblicamente mesmo assim. E nos atos de amor prático meu coração será transformado e talvez até mesmo o dele. Jesus deixou isso bem claro, em sua passagem sobre o fazer aos mais pequeninos em Mateus 25:34 a 40. Este é amor verbo. Este é o amor do Pai. Este é o amor que o Senhor espera de nós.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails

Manual do Corão - Como se formou a Religião Islâmica

Como entender o livro sagrado do Islão?  Origem dos costumes e tradições islâmicas. O que o Corão fala sobre os Cristãos?  Quais são os nomes de Deus? Estudo comparativo entre textos da bíblia e do Corão.  Este manual tem servido de apoio e inspiração para muitos que desejam compreender melhor o Islão e entender a cosmovisão muçulmana. LER MAIS

SONHO DE DEMBA (VERSÃO REVISADA)

Agora podes fazer o download do Conto Africano, com versão revisada pelo autor.
Edição com Letra Gigante para facilitar a leitura do E-Book. http://www.scribd.com/joed_venturini