Ganhar a Vida


Certa feita fiz uma visita a um casal de missionários ingleses que moravam no sul do Senegal. Tínhamos inaugurado nossa rádio em Bafatá na Guiné-Bissau e queríamos cassetes com mensagens ou textos bíblicos na língua Fula e aqueles missionários trabalhavam na tradução da Bíblia para o Fula. Os dias que passei na companhia deles foi uma lição de humildade e do significado do que significava “perder a vida” para o serviço do Senhor.
 
Aquele casal já estava trabalhando a 14 anos com a língua Fula. Tinham terminado a tradução do novo testamento no ano anterior e logo avançado para o velho testamento. Sua formação era excepcional. Ambos eram licenciados em letras com mestrado e doutorado em tradução. Ambos tinham também licenciatura em teologia. Cada um deles passara cerca de 15 anos estudando para poder fazer o trabalho que faziam. Tinham tido oportunidade de leccionar em faculdades na Inglaterra. Mas estavam ali, numa cidade ao sul do deserto do Saara, sem que seus nomes fossem conhecidos, sem que houvesse reconhecimento de sua obra, apenas preocupados em ser fiéis ao serviço que Deus lhes dera.
Quando mencionei as oportunidades que tinham deixado para trás eles sorriram. Em suas mentes não podia haver nada mais grandioso e significativo de que traduzir a Palavra eterna de Deus para uma língua que ainda não a tinha. Sua visão era de eternidade. Estavam realmente muito pouco interessados nos reconhecimentos deste mundo ou nas honrarias da terra. Tinham, no entanto, a plena consciência de que serviam ao Rei dos Reis, o Senhor dos Senhores.
O Senhor Jesus disse: “Quem achar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a sua vida, por amor de mim, achá-la-á” Mateus 10:39. Aos olhos do mundo deixar de dar aulas numa faculdade famosa e receber um bom salário para ir traduzir a Bíblia para uma língua pouco conhecida é loucura. É desperdiçar a vida. Mas era exactamente sobre isso que o Senhor falava. Ele nos falava sobre uma forma diferente de ver avida, de avaliar as coisas. Aquele que recebeu a salvação e passou a ter a presença do Espirito Santo em sua vida deve desenvolver outra perspectiva sobre a vida, seu valor, suas prioridades e sucessos. Quando temos o céu em mente e o serviço ao mestre em primeiro lugar pode ser que aos olhos do mundo estejamos perdendo a vida, mas no fundo essa é a única maneira de a ganhar.

3 comentários:

Ana Rute Oliveira Cavaco disse...

Na noite de missões do acampamento, confesso que o que mais me tocou foi precisamente saber de vidas inteiras dedicadas à conversão da Bíblia para novas línguas.

Joed Venturini disse...

Bom dia Rute,

O trabalho destes missionários é, muitas vezes, desconhecido para a maioria dos crentes, mas de grande valor para o Reino de Deus, muitas vezes trabalham anos, sem ver o crescimento de uma igreja, pois dispensam mais tempo para a tradução da Palavra. Mas, depois, outros missionários utilizam estas traduções com grande impacto nas tribos, que são alcançadas com o evangelho. Veja mais no site da associação Wycliffe:
http://www.wycliffe.org/

Ana Rute Oliveira Cavaco disse...

Obrigada, Pastor!

Related Posts with Thumbnails

Manual do Corão - Como se formou a Religião Islâmica

Como entender o livro sagrado do Islão?  Origem dos costumes e tradições islâmicas. O que o Corão fala sobre os Cristãos?  Quais são os nomes de Deus? Estudo comparativo entre textos da bíblia e do Corão.  Este manual tem servido de apoio e inspiração para muitos que desejam compreender melhor o Islão e entender a cosmovisão muçulmana. LER MAIS

SONHO DE DEMBA (VERSÃO REVISADA)

Agora podes fazer o download do Conto Africano, com versão revisada pelo autor.
Edição com Letra Gigante para facilitar a leitura do E-Book. http://www.scribd.com/joed_venturini