CERVEJA RASTRUM OU VINHO MALMSEY?


Essa poderia ser a questão no bar mais próximo. Qual é melhor? A cerveja Rastrum ou o vinho Malmsey? E o caro leitor dirá que não faz a menor idéia, até porque nem bebe cerveja ou vinho ou nunca ouviu falar dessas duas marcas. Mas, na verdade não estamos falando de discussão de bêbados, mas de teologia.
Foi Martinho Lutero que colocou essa questão. Ele falava sobre a má utilização das escrituras. Falava sobre aqueles que tiravam a palavra de seu contexto e a usavam de acordo com seus interesses. Lutero sugeriu que pela simples junção de textos desconexos da Bíblia poderia se provar qualquer coisa, até que a cerveja Rastrum era melhor que o vinho Malmsey.

Essa é uma questão muito actual. Vivemos dia de tão grande diversidade no meio evangélico que temos dificuldade em nos identificar como tais. Hoje evangélico pode ser praticamente qualquer coisa. Muito disso se deve á visão individualista que o evangelicalismo trouxe à salvação. Hoje as pessoas querem uma igreja à sua medida. Que lhes agrade 100%.  Se não gostar, mudo de igreja.  Se não achar uma que me satisfaça fico sozinho, eu e minha Bíblia. Se me der na cabeça, abro uma igreja nova e arranjo um nome bem chamativo. E assim vamos retalhando o cristianismo.

Há hoje muita gente que pensa que um indivíduo sozinho, com a sua Bíblia é o coração da vida cristã. Essa visão individualista do evangelicalismo foi sua força, na medida em que fomentou a relação pessoal com Deus, mas mostrou-se também a sua fraqueza, porque tem levado à perda da noção de reino. A visão individualista da religião leva a um egoísmo onde Deus serve o crente e este apenas usufrui do que recebe, sem nada contribuir.

O membro é corpo, mas não é e não pode ser a totalidade do corpo ou a realidade final dele. Fora do conjunto, o membro se torna uma apresentação grotesca do corpo, uma aberração. Imagine se a mão resolver que é corpo, ou que o nariz decida que é corpo. Por ver ou conhecer a mão ou o nariz fico entendendo como é o corpo? Certamente que não. Confundir a mão ou o nariz com o corpo é um erro grosseiro. Essa visão distorcida tem prejudicado imensamente a igreja.

O individualismo tem levado a interpretações erradas e mesmo aberrantes das escrituras, a um arrefecimento na fé. O crente isolado vai sofrendo uma crescente influência do mundo, da mídia, dos amigos e nem percebe. Perde todo o apoio, consolo e edificação que só pode existir na igreja como um todo, um corpo reunido e unido.

É claro que a desculpa mais comum (e muitas vezes única) daqueles que se afastam é que há muito erros na igreja, muitos pecadores. É mais ou menos como o doente que reclama que há muitos doentes no hospital onde foi internado... Ora, a igreja é de origem Divina, mas de composição humana e sabemos que daí advém suas fraquezas, ambiguidades e limitações. Mas é também aí que se manifesta a graça, a unção do Espírito Santo e os dons. Fomos salvos tanto de como para. Salvos da perdição, do pecado, do inimigo, para a graça, para as boas obras, para a vida de edificação em comunhão com os outros crentes.

A noção hoje comum de "Cristo Sim, Igreja Não" é anti-bíblica e vem de origem maligna e os maiores prejudicados são exactamente aqueles que acreditam nessa mentira. Necessitamos da Igreja Para:

1) Uma Interpretação Bíblica Sadia
Ninguém sozinho pode ter o monopólio da verdade interpretativa. è na comunhão da igreja, no debate sadio de ideias, na união daqueles que são ungidos com o Espírito, que aprendemos a compreender a Palavra de modo prático e relevante para nós e o mundo de hoje.

2) Uma Edificação Mútua
Os dons foram dados para edificação comum. O meu dom abençoa meu irmão, o dom dele me abençoa. Como temos perdido ao deixar de partilhar na igreja. Uma das maiores tragédias da igreja moderna é exatamente a falta de conhecimento e exercício dos dons espirituais. É nessa interdependência que crescemos mais e a igreja mostra a sua força.

3) Uma Maturidade Sólida
A maturidade vem da convivência, da tolerância, do convívio. Ser santo no isolamento talvez nem seja tão difícil. Mas o Senhor não nos convida a sair do mundo, mas a ser luz em meio a trevas. É no meio do povo de Deus que crescemos. É necessário nos adaptarmos, aceitarmos e sermos aceitos, compreendermos e sermos compreendidos, isto nos faz crescer e desenvolver. Como o Provérbio já dizia, é "o homem que afia o homem!"

4) Uma Base para a Vida
A solidez dos relacionamentos e da comunhão que adquirimos na Igreja nos dá uma base para a vida que não existe fora da Igreja. O Senhor deixou a Igreja por isso também. ELE sabia o quanto precisamos uns dos outros e o quanto essa relação pode ser bênção entre aqueles que provaram a graça e o Espírito Santo. Privar-nos disso é tolice pura, é desperdício fatal.

Conclusão:
Fora da Igreja têm surgido todas as heresias. Aqueles que dispensam a comunhão, a exortação, mas também a edificação da Igreja como corpo de Cristo privam-se de muitas bênçãos e se colocam em posição muito arriscada para os ataques do maligno. As escrituras não nos foram dadas para as usarmos a nosso bel prazer. Devemos buscar uma igreja onde a doutrina seja sã e onde nos sintamos edificados. Aí devemos permanecer, dando bom testemunho, servindo de bênção aos demais. Quando surgirem os erros e as dificuldades devemos lidar com eles em amor e não sair logo falando mal da congregação. Respeitemos o corpo de Cristo e seremos muito abençoados.

3 comentários:

Liana disse...

"Quando surgirem os erros e as dificuldades devemos lidar com eles em amor e não sair logo falando mal da congregação. Respeitemos o corpo de Cristo e seremos muito abençoados."
Concordo com tudo o que foi dito, pois os que ficam longe da igreja, em sua maioria, vivem frustrados e se tornam caçadores de erros. Mas existe muita dificuldade em viver os problemas que têm surgido (ou sempre aconteceram) na igreja, parece que todos tem uma máscara e ao arriscar mostrar parte do rosto, pra pedir socorro ou ver "qual é", é julgado e condenado e essa postura é a que vai refletindo... Talvez estejamos muito mimados e individualistas mesmo; incompreensíveis e carentes do conhecimento das Escrituras.

Joed Venturini disse...

Cara Liana,
muito obrigado por seus comentários relevantes, prova de que leu realmente o artigo. Se queremos viver pela Palavra interpretá-la corretamente é fundamental.
continue participando e nos edificando com sua opinião.

Anônimo disse...

Took me time to read the whole article, the article is great but the comments bring more brainstorm ideas, thanks.

- Johnson

Related Posts with Thumbnails

Manual do Corão - Como se formou a Religião Islâmica

Como entender o livro sagrado do Islão?  Origem dos costumes e tradições islâmicas. O que o Corão fala sobre os Cristãos?  Quais são os nomes de Deus? Estudo comparativo entre textos da bíblia e do Corão.  Este manual tem servido de apoio e inspiração para muitos que desejam compreender melhor o Islão e entender a cosmovisão muçulmana. LER MAIS

SONHO DE DEMBA (VERSÃO REVISADA)

Agora podes fazer o download do Conto Africano, com versão revisada pelo autor.
Edição com Letra Gigante para facilitar a leitura do E-Book. http://www.scribd.com/joed_venturini