Jonas: O Profeta que Fundou o Greenpeace!

O profeta Jonas foi, possivelmente, o primeiro que se insurgiu contra o desaparecimento de uma espécie vegetal.  Reagiu de forma dramática e violenta mesmo diante da morte de uma especie de aboboreira e encontramos isso em seu livro no Antigo testamento capitulo 4 versos. Em sua atitude exagerada Jonas deu o mote para uma série de organizações que hoje se espalham pelo mundo na defesa de quase tudo que existe na natureza, desde plantas a animais os mais variados, a água e a ar.

Nestes dias em que a Cimeira das Nações Unidas, em Copenhagen, tenta limitar o dano futuro ao nosso planeta, muito se fala de conservação do ambiente. É claro que o Greenpeace é uma dessas organizações ecologistas, fundada em 1971 no Canada por Bob Hunter, Jim Bohlen, Dorothy Metcalf e Irving e Dorothy Stowe. O Greenpeace conta hoje com cerca de 3 milhões de apoiantes em 41 países e é conhecido por suas intrevenções espalhafatosas que na maioria dos casos acabam em prisão de manifestanrtes e imagens no telejornal da noite. Uma coisa que todas essas organizações tem em comum é a preocupação em preservar a natureza a todo custo.

O Cristão e o Cristianismo não podem ficar alheios à situação do planeta. O Cristianismo não se trata apenas de uma religião que nos prescreve alguns rituais para os domingos. Trata-se de toda uma cosmovisão, ou seja, um modo de olher e entender todos os apsectos da vida à nossa volta. O Cristão tem na Biblia a orientação para se posicionar em relação a cada assunto de modo racional e prático. No que diz respeito a conservação da natureza temos duas posições extremas que como cristãos devemos evitar:
 A saber, a natureza como nossa escrava e a natureza como nossa deusa.

NATUREZA ESCRAVA
A atitude mais comum, hoje em dia, é ver o mundo como um playground,  um quintal particular.  Essa atitude é produto de uma sociedade de consumo que se preocupa com o prazer que advém de mais e mais produtos consumidos. Nessa linha de pensamento, não interessa o que gasto ou como gasto, ou  mesmo que dano isso causa à natureza, desde que seja o melhor para mim.

O homem que vive assim nem sequer avalia a situação da natureza e pouco se importa com relatórios alarmistas sobre aquecimento global. Sua atitude é: issso já não será para o meu tempo.  É por isso que se gasta anualmente 8 bilhões de dólares nos EUA em cosméticos, 12 bilhões em perfumes e na europa se gasta 50 bilhões em cigarros e 105 bilhões em bebidas.   Se contarmos que apenas 28 bilhões seriam suficientes para fornecer educação, saneamento, água potável e alimentação a todo o mundo subdesenvolvido, ficamos com muito que pensar. Biblicamente essa atitude está totalmente errada e deve ser combatida.  Nesse sentido o cristão deve estar na linha da frente da preservação da natureza.

NATUREZA DEUSA

Essa é a atitude de muitas organizações ecologistas.  Trata-se de uma visão derivada da teoria da evolução, em que se tem pela natureza um respeito e uma admiração praticamente religiosa. Esses ambientalistas tratam a natureza (florestas, plantas, animais) como se fossem algo de valor transcendental. Lutam pela preservação de uma espeÉcie ameaçada a ponto da violência enquanto são capazes de nem reparar no sofrimento intenso de seres humanos nas mesmas regiões.

É a atitude de Jonas (nosso fundador do movimento de preservação).  Ficou furioso com a morte de uma planta, mas nem ligava ao extermínio de milhares de inocentes em Nínive.  E, por isso, foi repreendido por Deus.  Esta visão religiosa da natureza,  que apela para salvar as baleias e concorda com abortos em massa, luta pela preservação dos gorilas em países onde crianças morrem de fome, sem assistência e se preciso for pressionarão os pais dessas crianças para deixar tudo e cuidar dos macacos!  O Cristão também não pode aceitar essa atitude se deseja viver biblicamente. A natureza é criação e não criadora, é subalterna e não senhora.  Endeusá-la não é a solução,  porque é uma visão contrária ao que aprendemos na Palavra.

PRESERVAÇÃO DA NATUREZA À LUZ DA BÍBLIA

Temos muitas bases bíblicas para cuidar da natureza e preservar nosso planeta. Vejamos:
1) A Bíblia diz que Deus criou o mundo para o homem (Gênesis 1:26).  Somos a jóia da criação e a natureza é nosso presente. Ninguém estraga um presente de valor que recebe, antes o guarda com carinho, por amor ao doador e por valorizar o que recebeu.  Devemos cuidar de tão magnifica dádiva de Deus.

2) A Bíblia diz que Deus deu ao homem a responsabilidade de cuidar da natureza (Gênesis 2:28 a 30). O primeiro homem foi jardineiro. Essa ordem de Deus (de cuidarmos da natureza) não foi revogada. O pecado a tornou mais dificil de ser cumprida, porque afetou a natureza e nos tornou mais egoístas, mas a ordem permanece! O Cristão deve lembrar-se desse mandato.  Muito antes de sonharem com ONG's de preservação, a Igreja teve o cuidado de ensinar a salvaguarda daquilo que o Senhor colocou em nossas mãos.

3) A Biblia nos ensina que a criação sofreu por causa do pecado do homem (Genesis 3:17 a 19 e Romanos 8:20 a 23). Ora, a salvação restaura o homem e um dia restaurará a natureza também.  Por isso, o homem resgatado pelo Senhor e sob a orientação do Espirito Santo trabalha para o resgate da humanidade e da criação e também  luta pela conservação da natureza.

4) A Biblia nos ensina que devemos viver para a Glória de Deus! (I Corintios 10:31 e Colossenses 3:17)  Qualquer pessoa,  mesmo o mais obstinado ateu, se maravilha diante daquilo que podemos ver na natureza.  Degradá-la é estragar aquilo que o Senhor deixou para sua exaltação.  Preservá-la é guardar o testemunho de Deus na criação e trabalhar para que seu Nome seja exaltado.

5) A Biblia nos ensina a amar o próximo como a nós mesmos e isso inclui as próximas gerações (Mateus 22:39). O Cristão não pode viver hoje sem se preocupar com aqueles que virão amanhã.  O Fruto do ES em sua vida exige que demonstre caridade e benevolência para com as gerações futuras, por meio também da preservação desse bem comum, que é o mundo em que vivemos.

Temos então excelentes motivos para estar na vanguarda da luta pela preservação da natureza, porque isso tem bases profundas em nossa cosmovisão.  Em prol disto podemos e devemos trabalhar!  Além das muitas organizações que atuam na defesa do meio ambiente, podemos, individualmente e como família, fazer a diferença adotando 3 princípios simples:

1) Rever as nossas prioridades em compras. Podemos deixar de comprar produtos que poluem e que são fabricados por indústrias poluentes. Podemos diminuir nosso consumo de coisas industrializadas e investir no natural. Podemos poupar em produtos plásticos e outros que se degradam com dificuldade e estragam a natureza. Uma reavaliação de nossa lista de compras certamente ajudará o ambiente;

2) Reutilizar o que temos. Há muitos produtos em casa que podem ser reutilizados poupando a compra de novos objetos e utensilios. A reutilização diminui o lixo e o consumo e ajuda na preservação;

3) Reciclar nossso lixo, tendo o cuidado de separar cartão, plástico e vidros, levando baterias e pilhas usadas para os lugares de recolha ou adubando a terra do quintal com restos orgânicos. A quantidade de lixo se reduziria e muita seria reutilizado.  Recicle e use produtos reciclados, seja criativo e perceberá que o empenho de cada um fará diferença no final!

A preservação da natureza parece um tema tão atual, mas afinal está plenamente contemplado nas páginas da Bíblia. Confirma-se novamente que o Cristianismo tem uma Cosmovisão completa, mesmo para o homem moderno.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails

Manual do Corão - Como se formou a Religião Islâmica

Como entender o livro sagrado do Islão?  Origem dos costumes e tradições islâmicas. O que o Corão fala sobre os Cristãos?  Quais são os nomes de Deus? Estudo comparativo entre textos da bíblia e do Corão.  Este manual tem servido de apoio e inspiração para muitos que desejam compreender melhor o Islão e entender a cosmovisão muçulmana. LER MAIS

SONHO DE DEMBA (VERSÃO REVISADA)

Agora podes fazer o download do Conto Africano, com versão revisada pelo autor.
Edição com Letra Gigante para facilitar a leitura do E-Book. http://www.scribd.com/joed_venturini