O Meu Deus


 Image result for o meu Deus

O MEU Deus
Um dos textos mais belos da Bíblia é aquele que contém a declaração de Rute a sua sogra Noemi. Num momento de drama poético a moabita declara: “Não me instes para que te abandone, e deixe de seguir-te; porque aonde quer que tu fores irei eu, e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus; Onde quer que morreres morrerei eu, e ali serei sepultada. Faça-me assim o Senhor, e outro tanto, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti.” Rute 1:16,17. Saliento aqui a verdadeira declaração de conversão de Rute quando ela diz: o teu Deus é o meu Deus. Esta jovem tinha o seu deus moabita. Fora criada a adorar Quemos e Baal e, possivelmente, outros deuses menores da mitologia cananita. Mas, vira em Noemi algo diferente e aceitara Jeová, o Deus de Israel como seu Deus. Sua declaração de fé revela sua conversão.
Hoje, porém, vivemos um tempo em que no meio evangélico será mais fácil ouvir algo diferente da afirmação de Rute. Uma frase que vem se tornando banal entre os crentes (conscientemente ou não) é: O meu Deus não é teu Deus. E com isso falamos sobre a diversidade de teologias pessoais que vão tomando conta do universo evangélico. Parte por culpa de muitas igrejas e denominações sem raiz histórica que vão surgindo como cogumelos após o começo das chuvas trazendo mensagens as mais variadas e teologias as mais absurdas. Mas também, em boa parte por causa do individualismo moderno que faz com que pessoas que se dizem cristãs e carregam a Bíblia adoptem posições anti- cristãs e antibíblicas em nome da liberdade de expressão pessoal. Vejamos exemplos concretos para ajudar a definir o tema.

Exemplo 1: o crente passa por dificuldades na vida. Pode ser um problema de saúde com o diagnóstico de um cancro espalhado pelo corpo que já não tem tratamento. Pode ser uma crise familiar como um filho drogado que não se arrepende. Pode ser o desemprego que surge sem aviso e que ameaça a estabilidade do lar. O crente ora, pede intercessão, faz jejum e clama a Deus. Mas, a doença não cede, o filho não volta e o emprego não aparece. E o crente vai abaixo e passa a blasfemar. Reclama desse Deus que não ouve as orações e conclui que o seu Deus não pode ser esse. O meu Deus é Deus que cura sempre, restaura tudo e nunca deixa que haja necessidade. Logo, deve ser diferente do que se prega numa igreja bíblica. Ele ouve o pastor pregar a Palavra que declara um Deus soberano, mas decide: o meu deus não é esse deus.

Exemplo 2: um casamento começa a falhar. Há desavenças, brigas constantes e ameaças no ar. O ambiente em casa é de cortar à faca e já não há alegria ou sequer uma paz básica que permita a continuação da vida. E um, ou os dois cônjuges crentes, chegam à conclusão que o melhor é a separação. Quando falam com o pastor e expõem o caso ouvem que Deus odeia o divórcio, que há necessidade de arrependimento e contrição e que é dever do casal lutar para preservar o que Deus uniu. E reagem imediatamente: o meu Deus não é assim, o meu Deus não vai querer que eu viva essa miséria, este sofrimento, o meu Deus não pediria isso de mim. O meu deus não é o seu deus.

Exemplo 3: um jovem se apaixona fortemente por uma colega de escola ou trabalho (poder uma jovem crente por um colega também). De repente toda a sua vida roda em torno dessa paixão. Ele sonha com a moça dia e noite, dormindo e acordado. Mas há um senão, ela não é crente. Ele busca o pastor e fala de seu amor. Expressa sua convicção que essa paixão é a coisa mais linda que já viveu e que certamente vem de Deus. Ouve o pastor ler a passagem sobre jugo desigual e fica aborrecido. Mas Deus não é amor? Então o amor não vem dele? Todo amor? Porque ele só poderia amar uma jovem crente? O que há de errado em se dedicar a alguém que ainda não se converteu? Não seria o caminho para a salvação dela? Conclusão final: o meu Deus não é esse que impede e limita. O meu Deus é amor e graça que se estende a todos, sem limitações.

E poderíamos continuar falando de situações que se multiplicam com a mesma conclusão: o meu Deus não é o teu Deus. Em que ficamos então? Haverá saída para esses dilemas? E a reposta é naturalmente SIM. A resposta está na Bíblia e é bem clara. O Deus da Bíblia é o Deus que fala, que se revela, que se comunica e que nos deixou todo um conjunto de 66 livros para nos mostrar quem Ele é. Mas com sua revelação em mãos não podemos escolher o que aceitar ou não. Ninguém nos deu autorização para separar as passagens “boas” das que não apreciamos. Não somos livres para definir a nossa teologia em detrimento da revelação. Certamente podemos até definir o nosso Deus, mas se Ele não corresponde à revelação bíblica, não será Jeová o Grande EU SOU e nosso fundamento será tão vazio e frouxo quanto nossa própria habilidade. 

O Senhor declara na sua palavra: “Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos, e se converta ao Senhor, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar. Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor. Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos.” Isaías 55:6-9. Temos um Deus grandioso e seu caminho é muito superior ao nosso. Muitas vezes não entendemos o que está a acontecer. Resta a fé na sua bondade, sua sabedoria e seu amor. Ele realmente cuida e o faz para o melhor mesmo que não o consigamos perceber ou ver claramente. E nas vezes em que tudo parecer escuro a resposta não será fugir e criar uma ilusão de Deus, mas em contrição nos rendermos ao grande EU SOU porque sua graça é infinita e nada pode nos separar de seu amor, nem mesmo a morte.

Um comentário:

Guilhermina Correia disse...

Li o seu texto com toda a atenção.
Simplesmente MARAVILHOSO.
´´ O SEU DEUS ´´ É O MEU DEUS. AMÉN.
Em todas as situações estou de TOTAL Acordo.
Um Abraço, e votos de um Feliz NATAL com JESUS, e toda a sua FAMÍLIA. AMÉN.
GUILHERMINA CORREIA - AMADORA

Related Posts with Thumbnails

Manual do Corão - Como se formou a Religião Islâmica

Como entender o livro sagrado do Islão?  Origem dos costumes e tradições islâmicas. O que o Corão fala sobre os Cristãos?  Quais são os nomes de Deus? Estudo comparativo entre textos da bíblia e do Corão.  Este manual tem servido de apoio e inspiração para muitos que desejam compreender melhor o Islão e entender a cosmovisão muçulmana. LER MAIS

SONHO DE DEMBA (VERSÃO REVISADA)

Agora podes fazer o download do Conto Africano, com versão revisada pelo autor.
Edição com Letra Gigante para facilitar a leitura do E-Book. http://www.scribd.com/joed_venturini