Vamos recorrer ao FMI!

fonte
Parece que não se fala de outra coisa nestes dias. O inimaginável aconteceu! O FMI chegou a Portugal. Essa instituição, que em geral era vista pelos países do primeiro mundo como algo próprio dos países pobres e em via de desenvolvimento, está agora negociando a dívida portuguesa e um senso de depressão nacional tomou conta do país.

A única verdade da chegada do FMI é que há uma crise, e que essa crise não é passageira, não é superficial e não vai embora tão cedo. Há que encarar a verdade de frente e olha-la nos olhos. Muitos no meio da igreja já sentem os efeitos dessa crise. São pessoas desempregadas, que perderam regalias, que deixaram de receber subsídios ou promoções, são famílias que tiveram que rearranjar seus orçamentos perdendo poder de compra.

Diante da crise, a resposta nacional está sendo recorrer ao FMI. Gostaríamos aqui de reconhecer que é uma excelente ideia. Mais que isso, gostaria de instar os crentes em geral, que estejam ou não em crise, mas principalmente aos que estão em crise, a que recorram já ao FMI. E com isso passo a explicar-me:

FMI – Fundo Memorável de Intercessão: Diante de uma crise mais naturalmente, e não menos inteligentemente recorremos à oração, nossa e dos outros. A oração é um fundo extraordinário que nos coloca em contato com os recursos do Pai Celeste. Pela oração levamos nossas ansiedades ao Pai, recebemos o consolo do Espírito Santo, abrimos as portas a ação do Senhor. Foi o próprio Senhor que nos ordenou a pedir, buscar, bater e numa crise Ele não deixa de estar atento a nosso clamor.

FMI – Fundamento Magnifico Inesgotável: O fundamento de nossas vidas é a Palavra de Deus. Foi no meio de uma crise prolongada (de 40 anos) em que o povo vivia no deserto do Sinai cercado por pedras e areia que o Senhor lhes ensinou que não só de pão vive o homem mas de toda palavra que sai da boca de Deus. A Palavra nos mostra o caminho, nos da orientação, nos traz alivio, nos lembra a promessas, nos refrigera a alma. A Palavra é um tónico para os cansados, é um fundamento para a fé, é uma luz para a estrada. Trata-se de uma base magnifica e sem fim, literalmente inesgotável. Quanto mais tirarmos dela mais teremos para tirar e mais valor ela terá para nós. Nas crises, quando nada parece seguro ou certo é nela que encontramos a firmeza para basear nossas vidas.

FMI – Fonte de Manutenção Incessante: As bênçãos de Deus são uma fonte incessante. Mesmo nas crises a verdade é que elas continuam fluindo. Sistematicamente vemos o povo de Deus em crise. Por exemplo em II Crônicas 20 a crise parecia ser grande o suficiente para destruir Judá. A ordem pela qual a recuperação aconteceu teve a ver com oração e a Palavra, mas também com a fonte de bênçãos. Primeiro recordando as bênçãos do passado e lembrando que já houve outras situações difíceis e que por todas elas o Senhor nos guiou. Depois aprendendo a louvar mesmo em meio a lutas. Esse louvor é mais puro, é mais valioso aos olhos de Deus. Por fim, compartilhando tudo o que nos chega do Senhor. Uma coisa útil e valiosa em meio a uma crise é partilhar o que recebemos de Deus, seja fisicamente seja espiritualmente e é uma maneira de lidar com a crise.

FMI – Família Maravilhosa da Igreja: Em meio a uma crise a Igreja pode e deve ser bênção mais do que em tempos “normais”. A comunhão dos santos permite aliviar nossas cargas e sentir a unidade do corpo de Cristo. Devemos ser capazes de ter a sensibilidade de ouvir nossos irmãos em dificuldade, de compartilhar do que temos recebido de Deus. Aqueles na igreja que podem devem ajudar os mais necessitados. Os que tem lutas maiores devem poder abrir seus corações em meios as lutas e receber consolo e abrigo. É na igreja que recorreremos a oração intercessória e ouviremos a palavra de modo significativo. Deixar a igreja em meio a crise é um terrível erro pois deixamos de lado forças importantes para a vitória sobre as dificuldades.

Vamos então recorrer ao FMI. Esse FMI por nós citado é de primeira qualidade e verdadeiramente supre as necessidades. Não se inquiete, não se intimide. Os agentes deste FMI atuam sob o princípio da graça: “Ó vós todos os que tendes sede vinde ás aguas, e os que não tendes dinheiro vinde, comprai e comei; sem vinde e comprai sem dinheiro e sem preço vinho e leite” Isaías 55:1

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails

Manual do Corão - Como se formou a Religião Islâmica

Como entender o livro sagrado do Islão?  Origem dos costumes e tradições islâmicas. O que o Corão fala sobre os Cristãos?  Quais são os nomes de Deus? Estudo comparativo entre textos da bíblia e do Corão.  Este manual tem servido de apoio e inspiração para muitos que desejam compreender melhor o Islão e entender a cosmovisão muçulmana. LER MAIS

SONHO DE DEMBA (VERSÃO REVISADA)

Agora podes fazer o download do Conto Africano, com versão revisada pelo autor.
Edição com Letra Gigante para facilitar a leitura do E-Book. http://www.scribd.com/joed_venturini