Fé que Remove Montanhas – A Vida de George Muller

O grupo de mais de 100 crianças levantou à hora habitual e fez suas orações. A algazarra comum nas casas de banho encheu a casa de risos e correrias. Logo, estavam todos no refeitório onde as assistentes os aguardavam. As mesas do pequeno-almoço estavam vazias, mas o Senhor à cabeceira sorria como todas as manhãs e depois de cumprimentar as crianças as dirigiu numa oração de gratidão pela que iriam comer. Enquanto oravam ouviu-se uma batida na porta. No fim da oração foram atender e um padeiro entrou com vários cestos cheios de pães. Olhou o responsável e disse: Esta noite não consegui dormir, sentia uma forte impressão de que devia fazer pão para o orfanato, não deu para resistir e levantei as 3 da manhã para os fazer e aqui estão, admiro o trabalho que o Senhor está a fazer, é algo nobre, que Deus o abençoe. Assim já tinham pão e puderam orar novamente agradecendo e enquanto o faziam nova batida na porta trouxe o leiteiro… esse é um dos episódios bem conhecidos da vida e obra de George Muller.

Fé é uma das atitudes mais comuns do homem. Deus nos criou com a capacidade de crer. Fomos feitos assim e temos prazer em acreditar. O cepticismo, a ironia, a falta de confiança é um defeito que aflige muitos corações por causa de experiências negativas. Mas o coração que se fecha para a capacidade de crer perde a grande maioria das bênçãos da vida e por fim deixa mesmo de poder viver em comunidade.

Todas as pessoas têm fé. Todos a exercem de um modo ou de outro. É preciso fé para as coisas mais simples como entrar num autocarro, tomar um galão no café da esquina ou sentar numa cadeira em local público. Esses atos são atos de fé na capacidade de motorista do autocarro, na correcção do empregado no café e na perícia do carpinteiro que fez a cadeira. As pessoas são capazes de crer nas coisas mais estranhas. Por exemplo, no fim do ano passado houve muita gente que creu que o mundo ia acabar por causa de uma antiga profecia maia… há quem creia que as pirâmides foram construídas por seres extra terrestres… e diariamente vemos gente que acredita novamente naqueles que já provaram não ser dignos de confiança…

A Bíblia nos fala de 3 tipos de fé:

O primeiro tipo é o tipo salvífico, a fé para a salvação. Vemos isso de modo claro na vida de Jesus. Várias vezes ele disse as pessoas sobre a sua fé como a base da salvação. Em Lucas 7 ele diz a mulher pecadora que lhe lavou os pés: vai, a tua fé te salvou. Em Lucas 8 ele diz a mulher com fluxo de sangue que o tocou: tem bom ânimo filha, a tua fé te salvou. Em Lucas 17 ele diz ao leproso agradecido no meio dos 10 curados, levanta-te e vai, a tua fé te salvou. E em Lucas 18 o Senhor diz a Bartimeu o cego, vê, a tua fé te salvou.

Essa fé salvadora é a fé em Jesus como o salvador, o Filho de Deus, Deus encarnado que veio para nos resgatar. É a fé que entende sua obra na cruz como a obra da redenção da humanidade, que se rende ao que Ele fez por nós. É a fé sobre a qual Paulo escreveu aos Efésios ao dizer: "Pela graça sois salvos, por meio da fé, e isso não vem de vós, é dom de Deus, não vem das obras para que ninguém se glorie." A fé salvadora não é de todos. Muita gente crê em muitas coisas, mas a fé pura e simples não salva. O que salva é a fé em Jesus. Fé sim, mas no lugar certo, na pessoa certa.

O segundo tipo de fé é um dom o ES dado a alguns crentes. Na listagem de dons dados por Paulo em I Coríntios 12 ele diz: e a outro pelo mesmo Espírito a fé… Essa fé é uma capacitação especial para crer que o Senhor concede a alguns salvos para que por meio dela possam abençoar e edificar a igreja. Sendo dom cai na categoria dos demais. Não é de todos, é dada a alguns para o benefício comum. Tem que ser identificada, entendida e exercitada para crescer.

E há um terceiro tipo de fé que o Senhor pede de todos os salvos. Aquela descrita em Hebreus: Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem. Hebreus 11:1 e Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam. Hebreus 11:6

A palavra é clara na medida em que deixa bem explícito que sem esse tipo de fé não é possível agradar ao Senhor. Essa não é a fé que salva e nem a fé dom do ES pois só alguns a têm. É a fé que o Senhor espera de todos os salvos. A fé que faz remover montanhas. Foi Jesus que disse aos seus discípulos em Mateus 17:20: Por causa de vossa pouca fé; porque em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e há de passar; e nada vos será impossível. 

Os discípulos tinham falhado na libertação de um menino que era atormentado por espíritos maus. A causa? Pouca fé. Jesus não estava falando de montanhas literais, mas de obstáculos que surgem em nossas vidas e que não sabemos ultrapassar. Nossa maior dificuldade é que tentamos removê-los com as mãos e pela nossa força. Seria tolo tentar mover uma montanha com as mãos… também o é tentar deste modo com as montanhas que aparecem em nossas vidas. Temos que aprender a confiar.

A fé que todo crente precisa ter é desenvolvida. Como um músculo ela exige pouco no começo e vai crescendo na medida de nosso compromisso com Deus. O triste é que há crentes que passam a vida cristã inteira sem nunca crer, sem nunca exercitar um pouco de fé. Estão salvos mas não usufruem de nada do que o Pai tem separado para eles, porque não conseguem crer, não conseguem dar o primeiro passo de fé em direcção ao Senhor. Biblicamente, podemos pedir mais fé, podemos rogar por fé no meio da incredulidade, mas precisamos começar em algum ponto.

George Muller é um exemplo moderno de fé digno de figurar entre os heróis de Hebreus 11. Nasceu em 1805 no então reino da Prússia,de um pai que era funcionário público e que desejava ver George no ministério da Palavra não por ser crente, mas porque era uma profissão respeitável e de boa remuneração. No entanto, George aprendeu o triste hábito de roubar desde cedo. Seu pai colectava impostos e George roubava o saco dos impostos e entrou numa vida de enganos e golpes que o levaram à prisão com 16 anos. Ficou um mês preso até que seu pai pagou a fiança e o enviou a Halle para estudar para o ministério. Ali ele conheceu um jovem crente chamado Christofer e este o levou a um estudo bíblico na casa de Johan Wagner. Foi ali que George conheceu a fé simples e uma vida cristã genuína e se converteu.

O caminho de George foi difícil desde então. Decidido a viver na vontade de Deus ele entendeu que deveria se dedicar ao trabalho missionário pelo que seu pai o deserdou e parou de pagar sua pensão. George recorreu a oração e surgiram alunos americanos que precisavam aulas de Inglês e assim ele pode continuar seus estudos. No fim destes seguiu para a Inglaterra de onde deveria ser enviado para o campo missionário entre os judeus que era seu plano, mas estourou a guerra entre a Turquia e a Rússia e ele não pode ir. Liga-se então a um pastor escocês batista de nome Henry Craig e conhece por meio dele os escritos de Antony Groves. 

Antony era um missionário que defendia a vida pela fé na dependência total de Deus. George passa a orar nesse sentido e quando conhece a irmã de Groves se apaixona por ela e acabam por casar com o propósito de viverem apenas da graça de Deus. Decidiram não pedir nada a ninguém e viverem daquilo que Deus colocasse em suas mãos. Foram morar em Bristol.

Bristol era um porto importante na Inglaterra mas que perdera boa parte de seu lucro como cancelamento do tráfico de escravos. A crise era profunda e havia milhares de órfãos vivendo nas ruas sendo que na Inglaterra só havia orfanatos para crianças de classe mais alta. Os pobres moravam e morriam nas ruas. George tem seu coração tocado por isso e em oração decide iniciar um orfanato para as crianças abandonadas de Bristol. Com que meios? Apenas os que Deus mandasse. Ele começou o trabalho assim em 1836 e em um ano já tinha 90 crianças em 2 casas alugadas. Depois de 2 anos de alguma facilidade por causa da novidade o trabalho se tornou árduo e por vezes a comida só chegava na hora da refeição. George nunca mudou seu modo de agir. Nunca fez propaganda, nunca pediu fundos, nunca fez publicidade. Orava e confiava e Deus provia.

Quando os moradores da rua seus vizinhos reclamaram do barulho dos orfanatos George entendeu de Deus que era hora de construir suas próprias instalações. Novamente orou e procurou terreno. O projecto era orçado em meio milhão de euros (valores actuais) e ele não tinha nada! Mas o Senhor como sempre foi dando. Ele só começou as obras quando tinha toda a verba e em 1849 eles inauguraram as novas instalações com 4 casas para duas mil crianças. Ao longo dos tempos o ministério de George e Mary Muller alcançou cerca de 120 mil órfãos e recebeu mais de 100 milhões de euros. Ele nada guardou para si e sempre viveu com os órfãos. As crianças eram ensinadas e treinadas para uma vida adulta e conseguiam bons empregos quando era hora de sair do orfanato. George Muller sabia o que era confiar. Um gigante da fé.

Não serão muitos de nós a ser chamados para viver assim. Não serão muitos a viver pela fé de modo integral como Muller, mas certamente temos que aprender com ele. Se um homem pode viver assim, se Deus abençoa um filho seu desta maneira, o que poderia Ele fazer de sua igreja? Fé é requisito obrigatório para a vida cristã. Vamos começar hoje, agora mesmo! Leve a Deus a sua mente e peça ao Senhor um desafio. Ele continua sendo o Deus de Abraão, de Elias, de Paulo e de Muller. Confiemos e cresçamos.


Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails

Manual do Corão - Como se formou a Religião Islâmica

Como entender o livro sagrado do Islão?  Origem dos costumes e tradições islâmicas. O que o Corão fala sobre os Cristãos?  Quais são os nomes de Deus? Estudo comparativo entre textos da bíblia e do Corão.  Este manual tem servido de apoio e inspiração para muitos que desejam compreender melhor o Islão e entender a cosmovisão muçulmana. LER MAIS

SONHO DE DEMBA (VERSÃO REVISADA)

Agora podes fazer o download do Conto Africano, com versão revisada pelo autor.
Edição com Letra Gigante para facilitar a leitura do E-Book. http://www.scribd.com/joed_venturini