COMO REAGIR DIANTE DA INFLUÊNCIA DA TV?

A violência doméstica tem sido minada pela televisão através da disseminação de conceitos como a banalização da violência, Insistência na blasfêmia,Vulgarização do sexo, Glamorização da prostituição, Incentivo ao adultério, Glorificação da homossexualidade e a Desvalorização da paternidade e têm sido estratégicos para um objetivo claro: destruir a família, que é a instituição mais importante da sociedade.

Se a história nos ensina algo é que todas as civilizações e impérios que permitiram a deterioração da família caíram em pouco tempo. Aprendemos pouco com o passado e avançamos rapidamente para o colapso numa sociedade dominada pelo sentido individualista do prazer pessoal como valor acima de todos os outros.
 COMO REAGIR?
Não sou apologista de nos fecharmos em cavernas sem luz ou comunicação. Jesus não pediu ao Pai que tirasse seus discípulos do mundo (João 17: 15). A tentativa de fugir do mal se fechando num mosteiro mostrou não funcionar. O mal vai no coração do homem e penetra as paredes mesmo do mosteiro mais fechado. Mas há que reagir. Há que proteger nossas mentes do assalto do mal, há que prevenir a queda das famílias, há que apoiar nossos filhos na capacidade de discernir e avaliar entre o bem e o mal.
A resposta Cristã está, como sempre, na Bíblia.
Tiramos dela um mandamento,
um princípio e um filtro:
O MANDAMENTO
 "... Levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo..." II Corintos 10:5b. A regra seria simples: Jesus assistiria a este filme? Ele apreciaria esta série? Este material de algum modo me ajuda a estar mais perto do mestre? Isso não implica em ver apenas filmes ou séries evangélicos. Há ainda alguns filmes e séries que podemos ter como interessantes e proveitosos. O entretenimento saudável não é negado na Bíblia. Jesus parou seu ministério para ficar vários dias numa festa de casamento em Caná e foi a banquetes preparados para ele como os dados por Mateus ou o fariseu Simão. Precisamos ter a capacidade de levar aquilo que deixamos entrar em nossa mente passar pela obediência a Jesus.

UM MANDAMENTO
" Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a Glória de Deus" I Coríntios 10:31. Temos repetido neste espaço que a vida cristã precisa permear todo nosso quotidiano. O entretenimento também. Algo que ocupa tantas horas do dia (quantas horas passa na frente da TV por dia?) não pode ficar fora da esfera cristã. A glória de Deus se nota quando vivemos mais perto dEle, quando refletimos a sua semelhança, quando nos tornamos naquilo que fomos criados para ser. Aquilo que gastamos tempo a ver na TV tem nos ajudado nisso? Senão, por que gastar esse tempo assim?

O FILTRO
"Finalmente irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento." Filipenses 4:8. Faz já algum tempo que minha mãe me deu este filtro. Recebera uma proposta para um trabalho mas tinha dúvidas se seria aceitável para um cristão. Ela sabiamente me respondeu com este texto. Não me disse o que fazer apenas me levou á palavra. Este filtro serve para tudo. Servirá para nossa escolha televisiva também.

CONCLUSÃO
Está na hora de exercitarmos o discernimento, lembrarmos que temos escolha, recordar que no controle remoto há um botão vermelho que desliga o aparelho. Precisamos saber que há vida, entretenimento e lazer fora da TV e que podemos desliga-la inclusive para benefício familiar. Permitir que a TV continue funcionando como esgoto aberto na nossa casa não é alternativa para o cristão que quer seguir a palavra. Vamos escolher bem a programação, ensinar nossos filhos a ser selectivos, usar o mundo da TV em benefício próprio e cortar pela raiz essa violência doméstica.

2 comentários:

Anônimo disse...

Eu quis postar sobre algo assim na minha página e você me deu uma idéia. Cheers.

Anônimo disse...

Apenas matando alguns entre o tempo de aula em Digg e descobri o seu artigo. Normalmente não o que eu prefiro ler sobre , mas certamente foi absolutamente vale o meu tempo. Graças .

Related Posts with Thumbnails

Manual do Corão - Como se formou a Religião Islâmica

Como entender o livro sagrado do Islão?  Origem dos costumes e tradições islâmicas. O que o Corão fala sobre os Cristãos?  Quais são os nomes de Deus? Estudo comparativo entre textos da bíblia e do Corão.  Este manual tem servido de apoio e inspiração para muitos que desejam compreender melhor o Islão e entender a cosmovisão muçulmana. LER MAIS

SONHO DE DEMBA (VERSÃO REVISADA)

Agora podes fazer o download do Conto Africano, com versão revisada pelo autor.
Edição com Letra Gigante para facilitar a leitura do E-Book. http://www.scribd.com/joed_venturini