PRÁTICA CRISTÃ DO JEJUM

O jejum é a abstinência voluntária de alimentos. Pode ser realizado por razões de protesto, política ou manifestação de rebeldia ou revolta. Pode ser usado por razões religiosas.

Em muitas religiões o jejum é usado como forma de sacrifício que teria valor em si. Nesses casos aquele que pratica o jejum acredita que seu sacrifício tem valor para a sua salvação. É o caso no catolicismo, no islamismo e outras religiões. Era o caso dos fariseus que Jesus repreendeu porque não entendiam o valor e a verdadeira razão do jejum (Mateus 6:16). Já no Antigo Testamento, o Senhor condena um jejum falso e interesseiro (Isaías 58).

Para o crente em Jesus o jejum não é um sacrifício religioso com intuito de buscar a salvação. Nada podemos acrescentar à obra de Jesus na Cruz. O Jejum cristão verdadeiro serve para nos ajudar na caminhada espiritual.

ELE TEM COMO OBJETIVO:

1-Nos lembrar de nossas fraquezas, o que ajuda a aumentar nossa dependência de Deus.
2-Nos ajudar a criar momentos de silêncio e solidão diante de Deus para meditação e nesse caso o jejum é sempre praticado com oração.
3- Nos ajuda a crescer na disciplina da negação de nossas vontades.
4-Aprender a controlar nossos desejos é muito útil na vida espiritual e a disciplina do Jejum é uma prática que nos faz crescer nessa direção.

PODEMOS JEJUAR DE VÁRIAS MANEIRAS:

1-Fazendo abstenção completa de alimentos e líquidos;

2-Deixando de comer comida sólida e só tomando líquidos;

3-Deixando de comer coisas saborosas e se alimentando de coisas simples como Daniel que só comeu salada e bebeu água (Daniel 1)

O JEJUM, EM RELAÇÃO AO TEMPO DE DURAÇÃO, PODE:

1- Ser de 12 horas, começando por não tomar café e cortá-lo no almoço.

2-De 24 horas. Janta num dia e não come mais até o jantar do outro dia.

3- Vários dias conforme a capacidade de cada um.

Aquele que jejua deve ter cuidado para não ficar desidratado e nesse caso deve beber água principalmente em dias e locais quentes. Especial cuidado com diabéticos que não podem fazer jejuns prolongados. Será bom confirmar com seu médico antes de fazer jejuns mais prolongados.

O Jejum deve ser feito com períodos de oração durante o dia. Será preferível jejuar por motivos específicos como Daniel e Neemias. Esse motivo deve ser apresentado a Deus em Oração e no fim do jejum ao entregá-lo ao Senhor.

Biblicamente, o jejum deve ser utilizado sem propaganda e estrelismos. Muitas vezes jejuamos sem que ninguém perceba. E hoje em dia até não é difícil, pois muitos não fazem as refeições diárias em casa, em família.
Em momentos cruciais de minha vida optei por jejuar e esperar no Senhor e sempre obtive respostas, não as que planejara, mas recebi a resposta inequívoca do Senhor. No entanto, precisamos lembrar que Ele é Soberano, e não se curva aos nossos caprichos. Não podemos chantagear nem barganhar com Deus. Ele não quer nossos sacrifícios vazios, mas nossas vidas plenas no Seu controle.

Caro leitor,  se desejar poderá colocar suas dúvidas ou compartilhar sua experiência  a este respeito nos comentários abaixo. Estaremos respondendo o mais rápido possível!  Sua questão pode ser resposta para abençoar a outros irmãos.

5 comentários:

Joed Venturini disse...

Caro irmão, conheço o seu blog e gosto imenso, creio que é uma ferramenta muito útil para a divulgação da obra evangélica. O romance A máscara foi o segundo que escrevi para minha esposa, então namorada e não está em E-BOOK. Creio que conseguirá encontrá-lo em livrarias on-line. Se quiser disponibilizá-lo no seu blog, fique à vontade. Outros livros estão no site da Bookess.
Só peço que divulgue também o blog de origem. Deus o abençoe, fique na paz do Senhor.

Joed Venturini disse...

Este pequeno estudo foi escrito para tirar as dúvidas de uma querida irmã de Campo Grande/RJ, e penso que será muito útil para outros irmãos que desejam praticar esta tão esquecida disciplina bíblica.

André Castilho disse...

Muito bom, pastor Joed! Muito bom mesmo. Que Deus possa abençoá-lo mais. Com saudades. André Castilho de Oliveira.

Leonardo Martins disse...

Obrigado amigo,

Você foi direto ao ponto sem rodeios, como sempre.
Também tenho uma pergunta: Por que nós cristãos (batistas) não praticamos o jejum? Não é uma disciplina bíblica?

Um abraço,

Leo.

Joed Venturini disse...

Caro Léo,
antes de sermos batistas temos que ser cristão e bíblicos. É bom lembrar que muitos crentes batistas praticam o jejum sem divulgá-lo, pois o importante, como jesus ensinou, não é a propaganda, mas a prática.

Related Posts with Thumbnails

Manual do Corão - Como se formou a Religião Islâmica

Como entender o livro sagrado do Islão?  Origem dos costumes e tradições islâmicas. O que o Corão fala sobre os Cristãos?  Quais são os nomes de Deus? Estudo comparativo entre textos da bíblia e do Corão.  Este manual tem servido de apoio e inspiração para muitos que desejam compreender melhor o Islão e entender a cosmovisão muçulmana. LER MAIS

SONHO DE DEMBA (VERSÃO REVISADA)

Agora podes fazer o download do Conto Africano, com versão revisada pelo autor.
Edição com Letra Gigante para facilitar a leitura do E-Book. http://www.scribd.com/joed_venturini