A IGREJA QUE PRECISAMOS!

Nunca houve tanto por onde escolher em termos de igrejas como em nossos dias. Não creio que isso tenha facilitado a escolha. Na verdade a complicou bastante. Antes tinhamos algumas opções básicas. Hoje as variantes são tantas que dá dor de cabeça só de pensar. Afinal, qual seria a melhor maneira de escolher? Como seria a igreja que realmente precisamos?

Algumas das respostas mais comuns (pelo menos em termos gerais) seria: uma igreja grande (com muitos membros), com umaboa propriedade, espaçosa, com um templo confortável e boas salas para reuniões diversas; bom serviço geral (estacionamento, ar condicionado, local para deixar as crianças, etc) um pastor "famoso" que seja bom pregador, música de qualidade e uma atitude liberal em relação à presença e participação.

Para muitos essa seria a igreja ideal. Mas seria a que precisamos? Seria a que precisamos biblicamente falando? Creio que não... As caracteristicas citadas podem até existir e serem úteis mas, o que realmente precisamos numa igreja é que ela seja:

1) Aberta
Com isso, estamos falando de aceitação e empatia.   A Igreja de Jesus é um lugar de cura, de restauração, de vida nova. Não pode estar fechada aos "pecadores", não pode criticar os que estão "perdidos", pois existe em boa parte para alcançá-los. A Igreja tem que ser aberta no sentido de compassiva, compreensiva, disposta a ajudar, a pagar o preço para que as pessoas encontrem verdadeiramente o caminho de Deus.

Diversas igrejas têm atitude fechada.  Limitam a entrada aos que mostram certas caracteristicas, como classe social "certa",  vestuário aceitável, qualidade de linguagem, ausência de problemas. Ora, a Igreja é um misto de hospital, maternidade e creche.  Trata dos doentes, assiste aos partos e dá apoio às crianças em desenvolvimento. Se os hospitais fecharem as portas aos doentes, as maternidades não quiserem fazer partos e as creches recusarem crianças porque sujam tudo, todos perderão sua razão de ser. A igreja também!

A Igreja que todos precisamos é marcada pela compaixão, pela acessibilidade, pela capacidade de receber e apontar o céu. Essa Igreja será verdadeiramente agência do reino de Deus na terra.

2) Dotada

A Igreja que precisamos é aquela onde os dons do Espirito se fazem presentes de modo ativo. Demasiadas igrejas estão cheias de crentes limpadores de banco e polidores de maçaneta. Estamos já mais que conscientizados que o cristão não pode ser só um assistente, mas na prática pouco se faz para mudar esse quadro.

Na igreja neo testamentária o Espirito distribui dons a TODOS os crentes. Esses dons são fundamentais para a vida do corpo. O fígado não pode deixar de funcionar só porque não é retina, e os rins não podem parar porque não são cérebro. Cada um tem seu dom; cada um precisa saber qual é seu dom; cada um necessita de desenvolver seu dom através da prática viva do mesmo. Desse modo não apenas o que exercita mas todos os demais são abençoados.

Já imaginou uma igreja em que cada um sabe para que foi salvo? Cada crente tem sua função e a desempenha com alegria? Cada um percebe sua utilidade e acha realização em seu ministério? UAU Que Igreja. Essa é a igreja que precisamos!

3) Discipuladora

A Igreja de Jesus tem obrigatoriamente que fazer discipulos. Não apenas convencidos, não apenas convertidos, não apenas informados, não apenas batizados, não apenas membros... discipulos. Só um discipulo pode fazer discipulos. Mas a diferença para o desenvolvimento da igreja é abissal.  Discipulo é aquele cuja vida é uma busca por se tornar como seu Mestre. Cada palavra, ato e intenção burilados à medida do Mestre. Repito, só um discipulo pode fazer discipulos.  Só um discipulo exemplifica o discipulado ao ponto de o tornar desejável e mesmo essencial.

Uma igreja discipuladora é aquela onde a maioria dos crentes iniciou a certa altura o caminho do discipulado. Aqueles que estão mais á frente apoiam aqueles que estão iniciando e desse modo todos caminham na mesma direção. Não perfeitos, não livres de tentação ou falha, mas a cada dia mais perto de Jesus.

Numa comunidade assim a compreensão e uso de dons de que já falamos é algo natural que acontece como parte da vida. Numa igreja assim é possivel sentir a presença viva do Mestre em cada um de seus seguidores. Uma igreja assim é que desperta a expressão "Cristãos". Esses individuos parece que não têm outro alvo a não ser Cristo. São mesmo uns Cristãos.

4) Missionária

Como missionário sempre ouvi os pastores e membros de igrejas me garantindo: nossa igreja é uma igreja missionária!  O que isso significava em geral era que aquela congregação dava boas ofertas para missões no dia especial  ou (e aqui então havia mais convicção) adotava mensalmente missionários. Isso é bom... Boas ofertas e adoção mensal sustenta missões, mas não faz de uma igreja uma verdadeira igreja missionária.

Uma igreja missionária é aquela que entende que a razão de ser da igreja é missões. Existimos para o louvor da Glória de Deus mas isso só acontece com aqueles que o conhecem e amam. Logo, missões é o caminho para a adoração. Sem missões não há conversão e sem essa não há adoração.

Uma igreja missionária é aquela que ora por missões com fervor. Que conhece as realidades do campo e intercede de modo claro e direto. É uma congregação em que tudo relacionado com o trabalho missionário tem prioridade e valor especial. É uma igreja que se envolve tanto no alcance de seu bairro como na evangelização de povos distantes e estranhos. Isso quer dizer que faz missões perto e vê entre os seus se levantarem os que farão missões longe. É uma igreja cujo coração bate ao ritmo do alcance de pessoas e povos para Jesus.

Conclusão:
Da próxima vez que procurar uma igreja talvez possa mudar seus parâmetros. Poderia sugerir vários outros além dos citados como por exemplo: bom ensino bíblico, boa doutrinação, disciplina espiritual... mas creio sinceramente que se a igreja que tivermos for aberta, dominada pelos dons espirituais, discipulando aqueles que alcança em missões, teremos a essencia do que Jesus queria. teremos então a igreja que precisamos. Minha parte (e a sua também) é fazer com que essa realidade aconteça onde estamos pela graça de Deus e no poder do Espirito.

Um comentário:

Anônimo disse...

Excelente reflexão. Obrigada
Luísa RC :)

Related Posts with Thumbnails

Manual do Corão - Como se formou a Religião Islâmica

Como entender o livro sagrado do Islão?  Origem dos costumes e tradições islâmicas. O que o Corão fala sobre os Cristãos?  Quais são os nomes de Deus? Estudo comparativo entre textos da bíblia e do Corão.  Este manual tem servido de apoio e inspiração para muitos que desejam compreender melhor o Islão e entender a cosmovisão muçulmana. LER MAIS

SONHO DE DEMBA (VERSÃO REVISADA)

Agora podes fazer o download do Conto Africano, com versão revisada pelo autor.
Edição com Letra Gigante para facilitar a leitura do E-Book. http://www.scribd.com/joed_venturini