SENTANDO NA JANELA

Ele estava ansioso por participar daquele culto. Afinal, não era todos os dias que se podia ouvir a Paulo, o fariseu que fora transformado em Apostolo. O lugar até que tinha um bom espaço comparado com a maioria das casas em Trôade. O cenáculo ali era grande e arejado e estava bem iluminado, mas logo ficou pequeno com a afluência de povo. Talvez por educação, talvez por comodidade ou talvez por ter chegado um pouco atrasado ele escolheu um lugar pouco comum - a janela. Acomodou-se ali para ouvir o pregador e participar do culto.

A partir de certa altura tudo ficou meio nebuloso como se estivesse a sonhar. Quando acordou havia muita gente à sua volta em ansiosa expectativa. Ele estava no chão, deitado de costas e com um sensação estranha de pressão sobre o peito. Só depois lhe contaram que tinha adormecido e caído lá do terceiro andar e fora dado por morto. Sentar na janela por pouco lhe custara a vida!

É provavel que já tenha percebido que estou falando de Êutico, o jovem de quem Lucas fala no capitulo 20:9 a 11 do livro de Atos. Ele dormiu durante o longo sermão de Paulo e caiu do terceiro andar morrendo da queda sendo depois reerguido pela graça de Deus. Devemos notar no texto aquilo que não faltou a Êutico:
- Não lhe faltou a igreja, pois um grupo de irmãos que se reunia regularmente e onde ele recebia o alimento espiritual.

- Não lhe faltou disposição para ir ao culto, já que se deslocou e encontrou lugar naquele espaço, certamente apertado naquele dia.

- Não lhe faltou boa pregação, já que o pregador da noite era nada menos que Paulo, o grande apóstolo.

- Não lhe faltou doutrina sã, da melhor qualidade, já que o mestre do dia era o principal doutrinador da Igreja.

-Não lhe faltou gente interessada em ajudar, pois o apoiaram assim que caiu e precisou ser socorrido, o que denota uma igreja cuidadosa.

Então, como explicar que Êutico tenha dormido ao ponto de cair? Será que devemos atribuir tudo apenas ao longo sermão de Paulo?

Creio que o principal problema de Êutico foi sentar-se na janela. Esse seria um lugar convidativo naquela noite. Dentro deveria estar abafado com muita gente se acotovelando.  Na janela era mais folgado, era mais fresco, já que pegava o ar de fora.  Mas era também lugar de muita distração. Dali Êutico ouvia e via o que se passava na rua.  Dali, meio dentro e meio fora ele tinha dificuldade em se concentrar.  E foram as distrações que quase o mataram.  Sentar-se à janela por pouco lhe custava a vida,  e provavelmente bem pouco ou mesmo nada deve ter guardado do sermão.

Infelizmente, creio que, hoje em dia, temos muitos Êuticos em nosso meio.  Gente que vai ao culto, que quer estar no culto, que até tem expectativa por ele. Gente que tem acesso a bons pregadores, boas mensagens, bons líderes e irmãos em Cristo.  Mas, apesar disso tudo vive adormecendo na fé e em muitos casos vive caindo do terceiro andar. Gente que senta na janela.

Sentar-se na janela aqui não é necessariamente na janela fisica  É estar distraído no culto. Deixar a mente divagar, pensar em tudo e mais alguma coisa. É aquele que se distrai com a criança da frente, a roupa da líder do louvor, a gravata nova do pregador, o movimento do pessoal do som. Gente que está no templo só fisicamente, mas cuja mente não chega a se prostrar diante de Deus. Gente que está meio dentro e meio fora.  Esses até vão ao culto, mas quando este acaba já nem se lembram do que foi pregado, já não se recordam de nada que tenha servido de alimento espiritual. Entram com fome e saem esfomeados, por culpa própria.  Crentes assim passam 20 anos na igreja e continuam bebês em Cristo.

Se queremos usufruir de um culto e receber a benção precisamos nos fazer presentes de corpo, alma e espirito. Precisamos de concentração, de busca, de verdadeira ansiedade.

O Senhor disse que não estaria longe daqueles que o buscassem de todo o coração. É até facil de entender isso. Certamente você já conversou com alguém cuja atenção era nula, cujos olhos mostravam desinteresse e que parecia alheio a tudo que falou. Sentiu vontade de se abrir? De ser profundo em seus comentários? Creio que não. Não valia a pena. Mas já conversou com alguém interessado? Que parecia beber cada palavra sua? Sentiu desejo de falar mais? De se alongar e entrar fundo no assunto? Creio que sim! Porque seria diferente com nosso Senhor? Se meu culto é distraido e morno como esperar revelação e benção?

Da próxima vez que estiver no culto escolha bem onde sentar. Entre no culto com expectativa. O Senhor vai falar e vai se revelar. Mas é preciso que seu culto seja intenso, seja expectante, seja de todo o coração.

NÃO FIQUE SENTADO NA JANELA,  pode ser fatal para sua vida espiritual!

3 comentários:

Liana disse...

Amém. Que meu culto seja assim!
Lindo texto.

Wesksiley disse...

Saudações Pr. Joed! Não foram poucas as vezes que eu lera tal passagem, mas não tinha percebido o quão profunda e contextualizada ela é. Um texto de grande profundidade e relevância. Que o Senhor continue o sr. e sua família.

Joed Venturini disse...

irmão, a idéia surgiu de uma conversa com um irmão angolano, aqui em Lisboa. São visões diferentes deste texto que podem ser pertinentes aos jovens e não só. O Senhor inspira os povos e cada um contribui com imagens e comparações que nos fazem crescer.
Que este e vários textos continuem sendo bênção, pois esse é o objetivo deste blog.

Related Posts with Thumbnails

Manual do Corão - Como se formou a Religião Islâmica

Como entender o livro sagrado do Islão?  Origem dos costumes e tradições islâmicas. O que o Corão fala sobre os Cristãos?  Quais são os nomes de Deus? Estudo comparativo entre textos da bíblia e do Corão.  Este manual tem servido de apoio e inspiração para muitos que desejam compreender melhor o Islão e entender a cosmovisão muçulmana. LER MAIS

SONHO DE DEMBA (VERSÃO REVISADA)

Agora podes fazer o download do Conto Africano, com versão revisada pelo autor.
Edição com Letra Gigante para facilitar a leitura do E-Book. http://www.scribd.com/joed_venturini