minha oração

MEU FILHO FAZ HOJE 16 ANOS...


Lembro-me bem quando nasceu...era madrugada fria nos Açores. Neste dia estava de plantão no Hospital de Angra do Heroísmo das 8h às 20h, mas como ele não nascia, esperamos até às 3 da manhã. Nasceu pequenino, franzino e ruivo, pensei...quem vai ser este menino?

Os anos se passaram e com 6 anos perguntou-me:
_ Pai, você quer que eu seja um pastor?
Pensei comigo, nesse momento ele será o que eu pedir...que lindo!!
Respondi:
_ Filho, quero que seja como o significado do teu nome...Gabriel, um Homem de Deus! O que você quiser fazer, seja onde for, seja sempre um homem de Deus!

E Deus ouviu nossas preces, desde antes do seu nascimento. Sempre alegre, disposto e muito falador. Desde os dois anos só conheceu a Guiné Bissau, mas como se sentia feliz!   Brincando na rua com os amigos, jogando o futebol na terra vermelha...chegando em casa quase irreconhecível e rindo da mãe quando ralhava: _ Vá tomar banho na bacia!


Desenvolveu uma fé pura e sincera, fruto da experiência própria das crianças a quem Deus responde com milagres todos os dias...
_ Vou orar para que chova, a terra está tão seca...
E no mesmo dia choveu!
_ Viu? Foi Deus quem mandou esta chuva, bem na hora!


Nunca teve vergonha que ser o único crente no meio de maioria muçulmana. Sempre debateu firme e convicto...e ficou conhecido por ser aquele que sempre falava a verdade!


Quando tinha dúvidas sempre vinha conversar, e conversamos mesmo, muitas vezes!
Fiquei surpreendidono dia que disse a um colega:
_Meu pai é a pessoa mais parecida com Jesus que eu conheço!
Que responsabilidade!  Espero sempre corresponder a esta sua expectativa.


Mas será que como adolescente não vai mudar? E quando voltarmos ao Brasil? É tudo tão diferente, as pressões do grupo, televisão, novelas...tudo para enfraquecer a fé.


Mesmo aí, Gabriel honrou o seu nome e continuou sendo destaque quando nas primeiras aulas o professor de biologia prega a apologia do evolucionismo e ele se levanta para defender o criacionismo com argumentos tão seguros que no fim o professor pede emprestado os livros que citou.


Influenciou de tal maneira seus colegas que quando decidimos voltar a Portugal a diretora nos telefonou pedindo que Gabriel pudesse ficar e terminar o ensino secundário no Brasil.


_ Por quê? Perguntei curioso.


_ Porque desde o momento que Gabriel entrou na escola ele mudou o clima da sala. O exemplo dele tem ajudado muitos alunos. Os professores ficaram surpresos por ver que, mesmo vindo da África, conseguiu ficar entre os 3 melhores alunos da escola e tirar notas tão altas, em tão pouco tempo. Ele é um aluno que não podemos perder!


Apesar disto viemos como família para Portugal. Nova escola, nova turma e num país onde os brasileiros não têm boa fama, infelizmente...


Apenas 3 meses se passaram e o aluno representante de turma aproximou-se de Gabriel e lhe avisou:
_ No conselho de classe, os professores mencionaram o seu nome como o aluno mais promissor da turma. Tuas notas já são as melhores. Além disto, falaram que sua presença fez muito bem ao ambiente de trabalho! Acho que vai concorrer ao prêmio de excelência!


Gabriel achou que o João estava brincando, quando a professora de português entrou e perguntou:
_ Já contou a novidade ao Gabriel, não foi?
_Tenho certeza que este ano o prêmio de excelência ficará nesta turma, graças ao Gabriel! Parabéns!


Gabriel, meio encabulado respondeu apenas:
_Espero corresponder às expectativas, por mim vou continuar me esforçando! Obrigado!


Todos já sabem que Gabriel é protestante, seria mesmo difícil de esconder indo com a camisa dos Embaixadores do Rei para a Educação Física. A curiosidade dos colegas serviu de mote para o testemunho...e sempre surgem oportunidades... para demonstrar que continua honrando o seu nome e vivendo como um Homem de Deus!


Neste dia em que completou 16 anos, minha oração é apenas uma:
_Senhor, que ele seja sempre esse Homem de Deus e que Tua Luz o guie por onde quer que andar!

14 comentários:

Leonardo Martins disse...

Alegro-me com a família que aprendi a amar. Vocês sabem o quanto são especiais para mim, mas é sempre bom dize-lo.

Como pai, sei exatamente qual seja a preocupação e a responsabilidade que temos de com nossos filhos diante do Senhor. É IMPOSSÍVEL cria-los ou educa-los sozinhos. Somente sob a direção de Deus podemos conseguir.

Me alegro de ter conhecido o Gabriel e, embora não faça parte de sua turma de adolescentes, sei o testemunho de seu pai é verdadeiro, por que eu presenciei alguns deles.

Me alegro porque sei que o Gabriel é motivo de alegria para seus pais e testemunho para Deus.
Gabriel, neste dia a melhor coisa que possa dizer a seu respeito é; Que se eu tivesse um filho gostaria que ele fosse um exemplo como você tem sido.
Você é daqueles poucos homens que entendem e aplicam as palavras de Salomão.


Lembra-te também do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamento; Eclesiastes 12:1

Porque verdadeiramente você lembra do Senhor e Nele tem se alegrado. E quando vierem os anos tu não dirás “Não tenho neles contentamento”.

Eu toda família estamos em festa com vocês.

Leonardo, Luiza e a Beatriz.

Nely Soares Ferreira disse...

Amado Pr Joed, enviamos abraços saudosos para todos da querida familia Venturini! Gabriel encanta-nos cada vez mais! Seja o Senhor engrandecido! A Igreja Batista da Coroa ama muito a preciosa familia missionária que sempre nos enriqueceu. Estamos acompanhando seu blog e difundindo-o na igreja. Deus o abençoe para Sua glória! Nely Soares Ferreira - nelysferreira@yahoo.com.br

Joed Venturini disse...

Querida irmã Nely, Que Saudades! É um prazer tê-la como leitora do blog, sentimos muita falta das mensagens e boletins que nos enviava. Obrigado pelas orações, precisamos muito da sua intercessão e da querida igreja batista da Coroa. Abraços a todos, e muitas saudades!

Anônimo disse...

Esse é o "nosso"(por enquanto) GABRIEL!!! Fiquei até emocionada!!! Que Deus o abençoe e que permaneça sempre esse amor de pessoa que ele é!!!
Inês Bellan

Anônimo disse...

QUE DEUS SEMPRE ILUMINE ESSA FAMILIA ,SERIA UM GRANDE PRAZER PARA MIM E MARCIA SE PUDESSEMOS ABRAÇAR TÔDA A FAMILIA,MAS ESPECIALMENTE HOJE GABRIEL QUE TENHO CERTEZA QUE IRÁ SEGUIR OS PASSOS DO SEU PAI,MAS A COMPARAÇÃO QUE GABRIEL FÊZ EM RELAÇÃO A JESUS AO PASTOR JOED(MEU IRMÃO).SIM O SOM ATÉ HOJE DAS MENSAGENS.DAS CONVERSAS,DO DISCIPULADO,ECOAM NA MINHA MENTE.
EU E MARCIA NOS SENTIMOS HONRADO QUE TEMOS AMIGOS TÃO
LONGE FISICAMENTE,MAS COM CERTEZA TODOS OS QUATRO,ESTÃO BEM GUARDADOS DENTRO DE NOSSO CORAÇÃO
BOM FINS DE SEMANA AMIGOS!!!!!!

David Kaller e Ana Márcia

Anônimo disse...

amado irmão gabriel,Que este seu aniversário seja tão feliz quanto os dias mais felizes que voce tem na lembrança.QUE DEUS TE ABENÇOE.grande abranço e beijos

Angela D'Andrea

Anônimo disse...

Meus amados,

quero parabenizar o nosso rapaz Gabriel, pela passagem de seu aniversário. Desejo que Deus continue iluminado seus passos a cada dia e lhe dê saúde, para continuar na luta do cotidiana. Seja muito feliz Gabriel!
Saudades de todos....

Abraços da Carmen

Anônimo disse...

QUERIDO GABRIEL,

PARABÉNS, SEJAS SEMPRE MUITO ABENCOADO E FELIZ!!!!

MUITO FELIZ COM AS NOTICIAS SUAS. SAIBA MEU QUERIDO QUE PELO AMIGO E FILHO QUE ÉS
TENS ALEGRADO MUITO O CORACAO DO SENHOR. ELE TE FORMOU PARA SER FIEL E ESPERANCOSO NAS
PROMESSAS QUE ELE TENS PREPARADO PARA SUA VIDA.

E FELIZ ANIVERSÁRIO!!!!!!!!!!!!!!!


Ana M. Montanheiro

Anônimo disse...

É muito bom saber que existem tantas pessoas orando e se lembrando de mim. Espero mesmo poder, um dia, corresponder a tudo o que se espera e poder continuar com exemplos na minha vida como meu querido pai e outras pessoas abençoadas que ja tive a honra de conhecer. Obrigado mesmo por todo apoio!!!
Gabriel Venturini.

Unknown disse...

Pr. Joed, amei seu post. Que Deus continue a abençoar sua vida e sua família. Infelizmente não tive o prazer de lhe conhecer quando esteve em Goiânia, mas meu esposo, pr. Hermes teve a alegria de almoçar junto com o irmão num congresso de Missões na PIB de Goiânia,este ano, antes do irmão ir para Portugal. Um abraço carinhoso.

Liana disse...

Lindo texto! Louvado seja Deus pela vida do Gabriel!
Como mãe de dois meninos lindos, ao ler este texto, fiquei imaginando o futuro dos meus amores, de 3 e 5 anos. Oro para que sejam sempre firmes no Senhor e testemunhas vivas do amor de Jesus, como Gabriel. E louvado seja Deus, já demonstram temor e amor ao Senhor.
Ontem, Guilherme, de 5 anos, confirmou sua decisão de seguir Cristo, diante do apelo levantou a mão e foi a frente. A primeira vez que ele atendeu o apelo de aceitar a Jesus como seu Senhor e Salvador foi em janeiro deste ano no ANVER-SS. É um privilégio muito grande presenciar as maravilhas de Deus em nossos filhos, em nossa família.
Pr. Joed, que Deus continue abençoando sua família, seu ministério e abençoando vidas através da sua, como a minha.
Ao Gabriel, parabéns!

Anônimo disse...

Querido Joed,
Quero dar-te os parabens pelo pai que és,por te preocupares tanto pelos teus filhos.no mundo em que vivemos precisamos de pais que se preocupem com os seus filhos.Tambem
Á Ida pela companheira que tem sido para ti....de facto voces são especiais...escolhidos por Deus
para abençoarem os vossos filhos e
quem está á vossa volta.
Vos amamos muito
Mizé do Valdemar

Lúcia Mazoni Msc, PMP disse...

Oi Ida e Joed, e Gabriel! 'Já sabia do comentário da diretora do colégio da Ilha, mas em tão pouco tempo já conseguir demonstrar à turma o quanto você é diferente... isso é uma bênção! O Espírito do Senhor está sobre você - e mesmo deixando um pouco do seu coração no Brasil, mostra que Ele tem uma missão para você em Portugal. Que o Senhor te abençoe e te guarde, e continue iluminando seus caminhos!
Um grande abraço da sua tia Lúcia

Cesar romero disse...

Pr.Joed e família

que bom poder ter notícias de vocês por meio do blog. que Deus continue abençoando-os ricamente.
Gabriel, que você continue sendo luz e testemunhando para que o nosso Deus seja glorificado.

abraços,

Romero

Related Posts with Thumbnails

Manual do Corão - Como se formou a Religião Islâmica

Como entender o livro sagrado do Islão?  Origem dos costumes e tradições islâmicas. O que o Corão fala sobre os Cristãos?  Quais são os nomes de Deus? Estudo comparativo entre textos da bíblia e do Corão.  Este manual tem servido de apoio e inspiração para muitos que desejam compreender melhor o Islão e entender a cosmovisão muçulmana. LER MAIS

SONHO DE DEMBA (VERSÃO REVISADA)

Agora podes fazer o download do Conto Africano, com versão revisada pelo autor.
Edição com Letra Gigante para facilitar a leitura do E-Book. http://www.scribd.com/joed_venturini