Bíblia – Manual de Instruções?


Com alguma frequência ouvimos dizer que a Bíblia é o “Manual do fabricante” para a humanidade. Parece uma analogia interessante e quem diz isso o faz com boa intenção. Mas, afirmações sobre a Bíblia devem ser analisadas com cuidado e carinho, pois entendemos que ela é a palavra de Deus. Na verdade, parece que boa parte dos crentes encara a Bíblia como manual. E qual é o resultado? Pensemos nas possibilidades:

Manual do fabricante: é aquilo que vem junto de cada produto novo que compramos. Por regra nós o vemos, folheamos e então guardamos. O manual não é propriamente boa leitura e cansa um pouco. Técnico, maçador e pouco claro. Deixamos guardado até porque, a maioria do que compramos, tem funcionamento intuitivo. Fica mais fácil ter alguém que explique como funciona ou vamos apertando botões a ver o que acontece. O manual só é procurado quando há uma emergência, o aparelho deixa de funcionar ou faz o que não queremos. Ver a Bíblia como manual do fabricante é assim. Deixamos de lado para as emergências. Achamos de difícil leitura e pouco esclarecedor e fica de lado até que haja uma crise e então, como com os manuais em geral, não sabemos o que procurar nem onde fazê-lo. 

Manual de Computador: esse é aquele manual que não lemos e nem guardamos. Ele vem necessariamente com o material adquirido, mas é demasiada matéria (um verdadeiro calhamaço) e demasiado complexo para pegarmos nele. Nem nas urgências o procuramos. É mais fácil ir ter com um profissional. Um pouco como se a Bíblia fosse apenas um manual de teologia. Não é para leigos. Só profissionais entendem realmente o que diz. E, nesse caso, a Bíblia é lida raramente e sempre com estranheza.

Manual escolar: aqueles que lemos porque é obrigatório. Uma vez lidos, deixamos de lado. Não voltamos a ler o manual da quarta classe, do 3º ano do secundário  ou mesmo da faculdade. Não interessa mais. Já sei aquela matéria. Já passei naquela prova. Já tenho aquela nota. E, quantas vezes, a Bíblia é deixada de lado porque já sabemos a história, já lemos o episódio. O pastor anuncia a passagem da mensagem e colocamos a mente em ponto morto porque já conhecemos aquela passagem e já ouvimos outras mensagens nela. Como manual escolar, a Bíblia fica de lado como ultrapassada. Uma vez esvaziada de seu conteúdo informativo pode ser descartada.
Por isso, creio que usar a analogia da Bíblia como manual do fabricante não é na verdade muito boa. Traz muitas implicações prejudiciais que não fazem jus à Palavra vida de Deus, que é poderosa e penetra até à alma e muda corações e transforma vidas. Outras analogias são necessárias. Sugerimos alternativas:

História de uma relação: gosto de biografias e de ler o modo como um personagem famoso foi evoluindo e sendo moldado. A Bíblia é a biografia da humanidade em sua relação com Deus. Como sou parte da humanidade, acaba por ser a história da minha relação com Deus. Basta olhar para ela e ver o quanto nos relacionamos. Por vezes, somos o caos da criação a precisar da palavra para conseguir direcção. Por vezes, somos o homem a cair em tentação outra vez. Nos sentimos escravizados como Israel no Egipto ou cansados de caminhar no deserto. Por vezes, somos como o povo no tempo dos Juízes, independente e burro, a cair e levantar vez após vez. Mas também, nos elevamos com os salmos, nos deleitamos nos heróis vitoriosos, nos relacionamos com profetas e apóstolos, duvidosos, queixosos, vitoriosos e competentes. A Bíblia nos fala ao coração porque nela vemos a nossa história e ela é completa e complexa, mas nela achamos o Senhor presente e abençoador. Eu quero ler essa história. Eu quero saber mais de como me relacionar com Deus. Eu quero perceber como Ele actua e mexe nas vidas. Eu quero aprender a viver melhor, a viver bem, a viver certo. 

Cartas de Amor: namorei à distância num tempo anterior à Internet (eu sei, estou a ficar velho). O namoro era feito por carta e essas eram tudo que nutria a paixão e fazia desenvolver a relação. Quando uma carta de minha amada chegava tudo parava. O mundo ficava em stand by até que lesse e relesse aquelas palavras. Analisava o sentido, a intensidade, a forma das letras e me alimentava do escrito. Era tudo que precisava. E uma carta fazia maravilhas no meu humor, na minha disposição e energia. Sentia-me amado, apreciado, desejado e isso devolvia um ânimo especial para cada novo dia. Tudo pela carta de uma namorada. 

Uma carta de amor mostra querer, vontade de quem a escreve, não é algo formal, foi feito com prazer. Revela o coração de quem escreve visto que fala de sentimento, pensamento e ação em prol do ser amado. Revela o que se pensa e deseja da pessoa a quem se escreve. E creio que temos tudo isso na Bíblia. O Senhor se revela porque quer. Nada o obriga a fazê-lo e poderia nos ter deixado no escuro mas quis nos dar sua revelação. Nela temos seu coração, seu pensamento, aquilo que Ele pensa de nós e o que deseja para nossas vidas. É um escrito de amor do Criador para a criatura e eu quero ler. Quero saber quem Deus é e o que Ele tem para mim. Este livro me interessa vivamente porque sei que nele encontrarei seu amor revelado e dele vou tirar vida e direcção. 

As implicações disso farão muita diferença na leitura. Quando leio uma carta de amor da minha amada não avalio a sintaxe e não faço estudo apurado do significado original das palavras. A escrita não foi feita para isso. É uma forma de comunicação. Como não estava presente, ela comunicou assim, mas a escrita continua a ser palavra dita, mesmo que colocada no papel por meio de um código. Ao ler quero realmente ouvir, sentir a presença, perceber a pessoa que comunica e transmite. E ler a Bíblia assim é muito diferente de a ler como manual de estudo ou do fabricante.

Basicamente quero repetir o valor da Bíblia para nossas vidas e a maneira de a encarar como leitura não apenas obrigatória, mas deleitosa, apaixonante, maravilhosa. Como o salmista, queremos dizer da lei de Deus: “A lei do Senhor é perfeita e revigora a alma. Os testemunhos do Senhor são dignos de confiança e tornam sábios os inexperientes. Os preceitos do Senhor são justos e dão alegria ao coração. Os mandamentos do Senhor são límpidos e trazem luz aos olhos. O temor do Senhor é puro e dura para sempre. As ordenanças do Senhor são verdadeiras, são todas elas justas. São mais desejáveis do que o ouro, do que muito ouro puro; são mais doces do que o mel, do que as gotas do favo. Por elas o teu servo é advertido; há grande recompensa em obedecer-lhes.” Salmo 19: 7 a 11

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails

Manual do Corão - Como se formou a Religião Islâmica

Como entender o livro sagrado do Islão?  Origem dos costumes e tradições islâmicas. O que o Corão fala sobre os Cristãos?  Quais são os nomes de Deus? Estudo comparativo entre textos da bíblia e do Corão.  Este manual tem servido de apoio e inspiração para muitos que desejam compreender melhor o Islão e entender a cosmovisão muçulmana. LER MAIS

SONHO DE DEMBA (VERSÃO REVISADA)

Agora podes fazer o download do Conto Africano, com versão revisada pelo autor.
Edição com Letra Gigante para facilitar a leitura do E-Book. http://www.scribd.com/joed_venturini