A Radicalidade da Coerência


 
Ser Radical já foi um dia algo negativo, mas hoje é moda e é sinonimo de fazer coisas ousadas e mesmo perigosas como desportos radicais ou outras coisas que colocam a vida em risco. Mas quando falo de radical não me refiro a manobras de carros em alta velocidade ou desportos que exigem muita adrenalina, mas de uma vida coerente. Vai sendo cada vez mais radical viver de forma coerente neste mundo. Deixem-me dar alguns exemplos:

Hoje se fala muito em liberdade. É mesmo um dos conceitos mais valorizados no mundo. Ser livre é essencial. Mas o que a cultura ocidental entende por liberdade? Será realmente liberdade no sentido verdadeiro da palavra? A liberdade moderna é no fundo uma falta de restrições. Ser livre significa fazer o que quero, como quero, quando quero e com quem eu quiser. Isso não é liberdade. É falta de princípios e moral; é viver como os animais, liderado por instintos e prazeres. A liberdade que se exige é a que vem com respeito e valorização do outro. Sem isso a vida fica insustentável.

Outro conceito muito valorizado é o da Tolerância. Provavelmente a maior crítica actual ao Cristianismo Evangélico é que é intolerante. Para o mundo, tolerância é a aceitação de toda e qualquer prática, escolha ou forma de vida. Ser tolerante é aceitar o homossexual, a lésbica, a prostituição, o aborto, a eutanásia activa, o uso de drogas leves, a mudança de sexo e outras coisas mais, consideradas modernas e próprias de quem tem a mente aberta. Quem não aceita isso é considerado retrógrado, ignorante, talvez mesmo estúpido e quem sabe até digno de ser eliminado (muito tolerante essa posição…)

É nesse contexto que somos chamados a ser coerentes e com isso, radicais. “Eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que é poderoso para guardar o meu depósito até àquele dia” dizia Paulo ao escrever 2 Timóteo 1:12. Ele nos lembrava que “não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego.” Romanos 1:16. E nós queremos fazer coro com Paulo. Num mundo em que defender convicções é ser considerado teimoso, onde lutar por princípios de fé e ética é chamado de intolerante, onde defender a Fé Cristã e a Divindade de Jesus é dito loucura, nós somos radicais. Radicais como o próprio Jesus foi. E felizes em o ser.

Coerência é saber o que cremos e viver pela nossa fé e princípios. É não ser levado por cada correnteza ou vento novo que a moda dita mas estar firme em nossas convicções. É estar seguro do que se crê em vez de ser deixar dominar pelas opiniões que são impostas por supostas celebridades. É Conhecer o Deus que professo, saber porque creio nele e viver de acordo com isso cada dia e a cada decisão. Isso é coerência. Isso é radical. No mundo em que tudo é cada vez mais relativo, essa é a radicalidade da Coerência.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails

Manual do Corão - Como se formou a Religião Islâmica

Como entender o livro sagrado do Islão?  Origem dos costumes e tradições islâmicas. O que o Corão fala sobre os Cristãos?  Quais são os nomes de Deus? Estudo comparativo entre textos da bíblia e do Corão.  Este manual tem servido de apoio e inspiração para muitos que desejam compreender melhor o Islão e entender a cosmovisão muçulmana. LER MAIS

SONHO DE DEMBA (VERSÃO REVISADA)

Agora podes fazer o download do Conto Africano, com versão revisada pelo autor.
Edição com Letra Gigante para facilitar a leitura do E-Book. http://www.scribd.com/joed_venturini