O HOMEM MAIS OCUPADO DE TODOS OS TEMPOS

Ele sentou-se no meu consultório e colocou 3 telefones móveis na mesa. Antes de falar sequer um "bom dia" foi informando que estava esperando um telefonema muito importante e que precisaria atendê-lo, caso tocasse, e foi dizendo: "sou um homem muito ocupado, doutor". Naquele gesto havia falta de polidez. O paciente estava a me informar de antemão que o telefonema era mais importante que eu, porque não se importaria de o atender e interromper o meu trabalho. Mais grave ainda, o paciente me informava que o telefonema era mais importante que a sua saúde, pois prejudicaria seu escasso tempo de consulta para o atender.

Hoje achamos sofisticado ser muito ocupado, ter a agenda cheia e compromissos marcados com muitos meses de antecedência. Isso, em parte, pode mostrar boa organização, mas também podemos ser levados a pensar que isto demonstra o quanto somos importantes. Ter a agenda cheia e mostrar que sou muito solicitado me dá um senso de valor, de importância e transmite aos outros a percepção que devem me tratar com respeito... afinal, sou muito ocupado!

Em princípio, medimos a ocupação de alguém não somente pela agenda lotada e os compromissos em fila, mas pela importância de seu trabalho e agendamentos. Os compromissos de um trabalhador fabril talvez não nos pareçam tão importantes quanto os de um advogado ou de um médico e certamente não tão valiosos quanto os de um ministro. Maior importância nos seus cargos e funções, maior ocupação. Logo, o primeiro-ministro e o presidente serão os mais ocupados. Mas, quem seria o homem mais ocupado de sempre?

O Homem mais ocupado de todos os tempos foi aquele que sabia exatamente quanto tempo tinha (e nenhum de nós sabe) e tinha a maior responsabilidade possível (que nenhum outro homem poderia ter). Foi o Salvador da humanidade, JESUS. Ele tinha apenas três anos para fazer sua obra, salvar o homem, preparar um grupo que continuasse a sua obra e deixar as bases sólidas para que a humanidade encontrasse Deus. Ninguém foi mais ocupado que Jesus! Do nascer o sol ao serão noturno ele era procurado avidamente por multidões. Nenhuma secretária daria conta de uma agenda assim. Ele atendia centenas por dia e por vezes milhares.

Mas nessa agenda completamente lotada podemos verificar , com base nos evangelhos, pormenores que nos fazem tremer e pensar. Notemos o que ELE, o homem mais ocupado de todos os tempos tinha tempo para fazer:

TINHA TEMPO PARA ORAR (Marcos 1:35)

link imagem
 Talvez seja até difícil entender porque Jesus precisava dedicar tanto tempo à oração. A agenda era tão cheia e a multidão tão insistente que só restava uma alternativa, levantar de madrugada para orar. Ele nos mostra assim que nunca podemos estar ocupados demais para orar.

TINHA TEMPO PARA OUVIR OS OUTROS
Ao longo de inúmeros episódios vemos Jesus parando, alterando seus planos, mudando sua direção para atender os outros. Podia ser um leproso, um moço rico, uma mulher cananéia, um príncipe do povo com uma dúvida. Jesus ouvia e atendia a questões particulares mesmo no meio de tantos afazeres. Ele está a nos dizer que pessoas são mais importantes que agendas.

TINHA TEMPO PARA COMPROMISSOS SOCIAIS 
Encontramos Jesus "fechando sua agenda" para ir a um casamento em Caná (João 2:1 a 12). E os casamentos de então podiam durar dias a fio! Mas também o vemos parando para um funeral, como o do filho da viúva em Naim (Lucas 7:11 a 17) ou para participar do choro de Lázaro, seu amigo (João 11). Jesus sabia o quanto era importante estar presente nessas ocasiões e o que isso transmitia a seu povo.

TINHA TEMPO PARA AS CRIANÇAS(Mateus 19:13 a 15)

link imagem
No meio de tantas coisas "importantes" os discípulos procuravam administrar a agenda complicada do mestre. Sentiam-se na responsabilidade de mostrar ao mestre que havia prioridades e que crianças não faziam parte delas. Jesus os repreendeu duramente. Para Ele sempre haveria tempo para as crianças, cujos corações puros mais facilmente o entendiam e o aceitavam. O Mestre sabia que é delas o reino dos céus, logo, vale a pena passar tempo com elas.

TINHA TEMPO PARA TREINAR SEUS DISCÍPULOS 
Como o maior Mestre de sempre, Jesus sabia que o investimento nos discípulos renderia mais. Gastou cerca de 1/3 de seu tempo com eles em particular. Outros podiam pensar que valia mais a pena investir nas multidões, mas Jesus sabia que aqueles rudes galileus seriam a base de sua Igreja, o fundamento da propagação do evangelho. Precisava dedicar tempo a eles por mais que a agenda fosse cheia. Seu tempo com os discípulos preparou o grupo que ajudou a mudar a história. Aqueles homens, teoricamente incultos, revolucionaram o mundo!

Para nós, homens e mulheres ocupados do século XXI, que temos cada vez mais aparelhos para nos facilitar a vida e poupar tempo, e paradoxalmente cada vez menos espaço na agenda, a vida do homem mais ocupado de todos os tempos traz muitas lições. O tempo é dado a cada um de nós para usá-lo bem. Há tempo para tudo e há tempo certamente para o mais importante: investir em nosso tempo com Deus e com os outros. Ouçamos Jesus, ele tinha tempo para isso e foi o mais ocupado de sempre!

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails

Manual do Corão - Como se formou a Religião Islâmica

Como entender o livro sagrado do Islão?  Origem dos costumes e tradições islâmicas. O que o Corão fala sobre os Cristãos?  Quais são os nomes de Deus? Estudo comparativo entre textos da bíblia e do Corão.  Este manual tem servido de apoio e inspiração para muitos que desejam compreender melhor o Islão e entender a cosmovisão muçulmana. LER MAIS

SONHO DE DEMBA (VERSÃO REVISADA)

Agora podes fazer o download do Conto Africano, com versão revisada pelo autor.
Edição com Letra Gigante para facilitar a leitura do E-Book. http://www.scribd.com/joed_venturini