Copa das Desilusões

Eu gosto de futebol. Tento não ligar, mas acabo ligando. E Copa do Mundo é especial...E lá vou eu de novo, sofrendo, o coração disparado, a alegria do gol, a revolta da falta, a tremenda desilusão da derrota. Mais uma vez torci, gastei meu tempo em frente a TV e no fim fiquei só com o amargo na garganta e o grito embolado no peito. Porque?

Terça-feira e a desilusão assola Portugal. Jogam bem, criam mais perigo, mas no fim vence a Espanha com Ronaldo jogando muito pouco e é claro, o treinador sendo xingado. Sexta- Feira é a vez do Brasil. Joga bem a primeira parte, dá esperança, depois entrega o jogo com direito a expulsão e tudo, mas é claro, o treinador é o culpado. Já parece o mordomo de história policial, é sempre o culpado.

Mas esta copa já fora desilusão para os times africanos que caíram cedo como Camarões, Costa do Marfim, Argélia e a própria África do Sul. E que falar da desilusão da França com um time que trouxe vergonha nacional, ou da Itália, campeã em título que não venceu nenhuma vez, ou da Inglaterra grande candidata a vitória que se foi nas oitavas?

Sei que minha reflexão cheira a ressaca de jogo perdido e que corro o risco de parecer meio hipócrita, mas gastei um tempo pensando nisto tudo. Será que dá para respeitar essa copa? Pense um pouco comigo e verá que fica difícil:

1) Como respeitar uma copa que gasta 10 bilhões de dólares em estádios no continente mais pobre do mundo? Essa verba daria escola a todas as crianças do África mas em vez disso foi gasta em estádios que nem sequer vão ter boa utilização após um simples mês de copa. Bilhões para meia dúzia de jogos que poderiam ter mudado vidas para sempre. Como respeitar uma copa em que a média das entradas é de 140 USD e a mais cara de 900 USD num país onde grande parte da população vive em favelas? A FIFA foi boazinha e distribuiu 120 mil bilhetes para os jogos com menos atrativo. Sabe porque? Para que os estádios não ficassem vazios na TV...

2) Como respeitar uma copa onde erros grosseiros de arbitragem marcaram quase cada partida? Como respeitar uma instituição que se recusa a aceitar a tecnologia que em segundos resolveria lances decisivos quando o mesmo já é feito em tantos outros esportes há tanto tempo? Parece mesmo que há interesses significativos ditando as regras... fica no ar um cheiro de coisa arranjada como já aconteceu em tantas outras copas... e nós ainda acreditando...

3) Como respeitar um esporte em que os jogadores ganham fortunas inimagináveis para os demais mortais, só para chutar uma bola? São malabaristas? Deviam estar num circo! Mas o mundo os idolatra e venera e eles não estão nem ligando porque, ganhem ou percam, vão continuar suas vidas magníficas regadas a ouro e champanhe. Se eles parassem de trabalhar o que isso mudaria na sua vida? E se o lixeiro de sua rua parasse de trabalhar? Afinal quem é mais importante?

O que ganhamos com esta copa? Muita coisa! Dor de cabeça, crises de azia, rouquidão e possível faringite de tanto gritar, indisposição com os vizinhos, noites mal dormidas com sonhos confusos, angústia e depressão, antipatia com outras pessoas por pertencerem a esta ou aquela nacionalidade (e não por aquilo que são ou fazem), brigas com familiares por conta da má disposição após uma derrota. Já houve gente que perdeu a vida nesta copa. Por um jogo absurdo?

Não vou fazer promessas e nem garantir mudanças radicais de postura quanto ao futebol. Seria, no entanto, útil e necessário que, como cristãos, tivéssemos uma atitude diferente. Futebol é esporte, como tal é passatempo, diversão, entretenimento. Essas coisas são para trazer boa disposição, descontração e alegria. Se não o fazem é porque algo está muito errado. O futebol há muito que anda errado e espelha a corrupção e a maldade de nosso mundo.

Oremos por discernimento e a capacidade de colocar as coisas nos seus devidos lugares. Gastemos nosso tempo, que é precioso, em coisas que edificam e promovem o bem. Deixemos de lado sentimentos tolos causados por coisas tolas e que precisam de ser tratadas como tal. Meu apelo não é contra o futebol, mas contra a futilidade, o descontrole sem sentido e a perda de tempo. Apreciemos o jogo mas deixemos as demais coisas com eles lá no campo. Já ganham bastante para isso.

6 comentários:

Alessandro Esteves disse...

Pr. Joed,

Uma vez mais, obrigado pela sua palavra! inspiradora por refletir nossos sentimentos, emoções e de fato realidade.
Tive nessa copa, oportunidade de assistir os jogos em dois paises, lá no Brasil e aqui nos EUA, com brasileiros ao meu lado torcendo... Lá no Brasil, a festa nos dias de jogos é total...tudo para para os jogos, bancos mechem nos horario de atendimento, escolas, enfim tudo...Aqui nos EUA, os brasileiros não marcam nenhum compromisso para o horario dos jogos e se reunem...olhando nos olhosm e no semblante de cada um percebemos de fato que torcer em de época de copa não tem nada haver com fanatismo pelo futebol, mas sim por amor a um pais e uma bandeira...que é "louvada" e defendida por brasileiros espalhados em todo mundo, assim claro como cada pais participante dessa competição...tudo normal...enfim, também ao longo dessa copa, cheia de controversisas de realidade tenho pensado nessa "bola" que você levantou...a pobreza da Africa....a tecnologia que ajudaria mas não é aceita, pois certamente tiraria o "brilho" da "malandragem"...os altos salarios e pessimos exemplos...enfim! Que possamos como Cristão de fato reavaliar nosso tempo investido, pois nosso futuro depende de como investimos hoje...seja tempo, dinheiro e uma das coisas mais importantes na vida de um cristão...a quem de fato honramos!

Grande abraço aqui dos EUA a essa familia que amamos tanto!

Alessandro Esteves

Joed Venturini disse...

Caro Alessando: É isso aí... talvez depois da emoção possamos refletir melhor. Já assisti a copa em tres continentes, com torcida, sem torcida, com torcida contra... mas no fim me entrsiteço ao pensar que posso estar ajudando a alimentar essa corrupção e essa malandragem. Não abramos mão do raciocinio. Abraço. Joed

J.F.AGUIAR disse...

Pr. Joed eu concordo com seu texto
muitos vendem a ideia que uma copa
irá gerar emprego, irá trazer progresso,etc... o que é emprego de um mês? e os outro meses?
O dinheiro, para educação e saúde?
O povo iludido, Se este dinheiro fosse gasto com saniamento básico
seria muito melhor. A mentira de sempre. pobre Africa!!

HeriSt@neck disse...

Joed...
mas uma vez vc conseguiu, com sábias palavras, dizer o que há muito tempo vem sido praticado no mundo e, infelizmente, também dentro de nossas igrejas. Campanhas milionárias em prol de algo que da "IBOPE" enquanto os menos favorecidos ou as necessidades mais emergentes, são deixadas de lado. É meu caro, naõ tenho dúvida: JESUS está voltando!Jesus disse: “E por se multiplicar a iniqüidade, o amor se esfriará de quase todos” (Mateus 24.12).
Somos uma geração que vem desaprendendo a amar. Na medida em que cresce o pecado em suas mais variadas formas, da corrupção ao crescimento da miséria social, da pornografia a todas as formas de banalização sexual, a violência nas ruas e nos lares, o individualismo autocentrado e narcisista, esfria o amor genuíno e sincero no ser humano.Peço à Deus que Deus nos preserve fiéis a Ele e à sua Palavra, para que aqueles que reconhecem o amor divino e são alimentados e inspirados por Ele cresçam cada vez mais amparando o pobre, cuidando do necessitado, lutando pela justiça.
Um abraço virtual e saudoso.

Ida disse...

A última copa em que chorei pela derrota da seleção brasileira foi em 1982, ainda com Zico e Sócrates no ataque. Seleção inesquecível. Desde então tenho visto a degradação e o mercantilismo que fizeram ao futebol. Um esporte outrora bonito e de garra. Hoje lamentamos a violência e a falta de transparência nos jogos. É pena, mas não vale mesmo a pena acompanhar só para termos mais decepções. E pelos visto nada vai mudar na Fifa.

Thomas Tronco disse...

A "única" Copa em que eu chorei, assim como a Ida, foi a de 82. Hehehehe.
No final, está certa a esposa de um jogador que disse: "O que? Chorar por 22 milhinários?".
Que o Senhor nos mostre sempre o que é transitório e o que é eterno e que nosso choro seja pelo que se perde pela eternidade.

Related Posts with Thumbnails

Manual do Corão - Como se formou a Religião Islâmica

Como entender o livro sagrado do Islão?  Origem dos costumes e tradições islâmicas. O que o Corão fala sobre os Cristãos?  Quais são os nomes de Deus? Estudo comparativo entre textos da bíblia e do Corão.  Este manual tem servido de apoio e inspiração para muitos que desejam compreender melhor o Islão e entender a cosmovisão muçulmana. LER MAIS

SONHO DE DEMBA (VERSÃO REVISADA)

Agora podes fazer o download do Conto Africano, com versão revisada pelo autor.
Edição com Letra Gigante para facilitar a leitura do E-Book. http://www.scribd.com/joed_venturini