O CARNAVAL VEM AÍ...APROVEITE AO MÁXIMO!

Chega novamente aquele período conhecido como carnaval.  No mundo ocidental será tempo de festa, bailes e dança, bebedeira e luxúria.  Haverá folga do trabalho e muitos terão vários dias para aproveitar a folia.  A TV mostrará as festas ao redor do mundo, desfiles e shows diversos para todos os gostos.  Muitos aproveitam para passear e relaxar na praia ou campo, outros não terão condições de fazê-lo.  Mesmo assim, não deixe de aproveitar esta oportunidade. 

Nossa proposta a você neste período é que aproveite ao máximo este carnaval...De que maneira? Em primeiro lugar proponha-se a desligar a TV durante esta semana.  O mundo não vai acabar se não souber o resultado do desfile das escolas de Samba. Simplesmente desligue-se do que pode estar te sufocando e infeccionando a vida: a TV e a NET. 
Escolha uma destas sugestões e  aproveite ao máximo o feriado de carnaval!

Aproveite ao máximo seu casamento!
Sabe aquela velha reclamação de que não há tempo para namorar?  Aquele adiar quase constante do tempo a dois que parece nunca chegar?  Pois eis a oportunidade para tirar os dias de carnaval para curtir seu casamento!  Passear por lugares bonitos, andar de mãos dadas pelo jardim, visitar um local bonito há muito desejado, comer num restaurante gostoso, ouvir vossas músicas favoritas, ler juntos um pouco de poesia, enfim, namorar outra vez.

Passe um tempo recordando como se conheceram, quem tomou a iniciativa do namoro, os sonhos que têm se realizado, aquilo que ainda pode ser.  Revejam as fotos de namoro e casamento e quem sabe até mesmo aquele vídeo do casamento que raramente assistem.  Mas tenha bom humor!  Se sua barriga aumentou proponha-se a fazer mais abdominais de manhã; se sua amada engordou não a recrimine, pois o tempo passa para todos e nem todas têm milhões para gastarem em cirurgias, mas ela também te ama como és!

Concentre sua atenção na pessoa amada, afinal, no casamento fazemos a promessa e o compromisso mais sério de nossas vidas.  Nosso cônjuge é a pessoa mais importante de nossas vidas.  A correria do trabalho muitas vezes não deixa tempo para essas coisas boas da vida, então,  já que vai chegar o carnaval, use sua imaginação e aproveite ao máximo.  Mas planeje com antecedência, pois a boa expectativa é metade do sucesso!

Aproveite ao máximo sua familia!
Já se queixou bastante que o fim de semana é curto demais?  As crianças já esqueceram quantas vezes aquele programa familiar foi adiado?  Eis o momento para aproveitar!  Com os dias vagos no carnaval encha sua agenda com atividades familiares.   Aproveite para passar um tempo com os seus para falar e ouvir, brincar e cantar, passear e curtir. Deixe a TV desligada e escolha bons filmes para o fim de tarde. Cada mebro da familia poderia escolher seu filme favorito e todos juntos o veriam.  Depois conversariam sobre o porque dessa preferência e ficariam se conhecendo mais e melhor. Mas atenção! Não vale fazer ironias sobre os filmes românticos que elas escolherem, e nem reclamarem da violência e do tiroteio que eles escolheram.   Democraticamente podem ceder espaço a todos e até encontrarão mais coisas em comum.

Planeje um pique-nique, vá a lugares bonitos, saia um pouco do seu ambiente diário.  Deixe que o tempo seja gasto em convívio são e aberto.  Faça aquela caminhada com seu filho e , sem recriminações, pergunte como vai sua vida.  Valorize a beleza da sua filha, demonstre sua apreciação pelo seu desenvolvimento e lembre-se que um bom abraço consola mais que sermões.
Nessa época o mais comum é fazer aquele churrasco onde todos os amigos e vizinhos comerão acima da média e depois é cada um para o seu lado ( e os pratos sujos sobram para a esposa). 
Desta vez  use sua imaginação e aproveite ao máximo sua familia neste carnaval.

Aproveite ao máximo seus Amigos!
Amizade é algo valioso e cada vez mais raro neste mundo individualista em que vivemos. Quando temos amigos devemos valorizar isso e cultivar essa amizade. Procure aqueles amigos que não vê há tempos.  Com a correria da vida diária ficamos, por vezes, isolados e perdemos o contato e a profundidade das amizades.  Eis uma boa oportunidade para trabalhar isso.  

Procure contatar este amigo por telefone ou mesmo pessoalmente.  Lembre-lhe da importância que teve naquele momento de sua vida.  Quem sabe até poderia marcar um passeio, uma refeição, um lanche leve, uma viagem a algum lugar bonito. Existem muitas possibilidades e podemos usar a imaginação.  Não é só no aperto que devemos procurar os amigos,  e lembre-se, "és sempre responsável por aquilo que cativas."

Neste tempo com os amigos concentre-se no compartilhar das coisas que  vivenciam, dando oportunidade para cada um falar e procurando dar a atenção devida a quem fala. Vivemos em tempos dificeis em que um ouvido amigo faz maravilhas!  Fale, ouça e aprofunde os relacionamentos.

Não deixe que estes dias se passem sem propósito e sentido. Use-os bem e aproveite ao máximo seus amigos!

Aproveite ao máximo seu Tempo
Pode ser que na verdade o que você realmente esteja precisando seja de um tempo para si mesmo!  O barulho do cotidiano não lhe tem dado oportunidade para refletir na vida. Tem faltado tempo para ler, meditar, orar, estar a sós com Deus.  Então, se esse for o caso, aproveite ao máximo o carnaval!

Procure um lugar bonito e sossegado para estar em silêncio com o Senhor.  A disciplina da solitude é biblica e foi usada por todos os heróis de Deus e mesmo pelo Senhor Jesus. No silêncio a voz de Deus se torna mais clara, a poeira do barulho diário assenta e podemos ver melhor as coisas, refletir nas nossas vidas, atividades, prioridades e fazer planos mais claros e definidos.

Se for o seu caso, fuja para onde pode ler aquele livro que está esperando há tempos. Ouça suas músicas favoritas, descanse a cabeça das obrigações do trabalho, descanse a vista das atividades rotineiras. Seja em casa ou num lugar escolhido, deixe que o tempo de comunhão com Deus e de reflexão sirva de terapia para a mente cansada e o espirito atribulado. Neste carnaval aproveite e tire tempo pra você!

Conclusão
Como viu, há muitas e boas maneiras de aproveitar o carnaval!  Não precisamos entrar no corropio frenético que deixará tantos milhares exaustos nesses dias. Esqueça-se da violência que acontecerá, das tristezas que estes dias produzirão a muitos.  Podemos usar esse tempo para fortalecer o casamento, a familia, as amizades ou o meu próprio caminhar com o Senhor.

Avalie qual é sua maior necessidade. Procure se preparar com antecedência, use sua imaginação, mas sobretudo, aproveite ao máximo o carnaval e bom feriado!

Se gostou e aprovou esta idéia e tem outras boas sugestões, compartilhe conosco e conte-nos sua opinião para aproveitar verdadeiramente este tempo de feriado!

3 comentários:

Simplicidade do Evangelho disse...

Excelente postagem pastor!

Quando chegar em meio ao povo hoje vou dizer "E ai gente vamos aproveitar o carnaval, rs." Depois eu indico o seu post.

Fique com Deus pastor.

Saudades.

Nathanael M. B.

Unknown disse...

Excelentes dicas!!!
Na verdade eu mesma sempre uso esses dias livres do carnaval pra "carregar bem as baterias" a fim de estar pronta pra encarar o ano com saúde mental e espiritual. E funciona mesmo! Vejo por exemplo no trabalho, enquanto todos enlouquecem a medida que se passam os meses, ao longo do ano, eu consigo manter o bom humor apenas lembrando dos momentos de descontração com os amigos, ou relendo alguns textos usados nos devocionais do retiro de carnaval, até mesmo revisitando um livro que li neste período.
Recomendo o mesmo a todos.
Bom carnaval pra você também Pastor!

Joed Venturini disse...

Bem vinda ao blog Jackeline e obrigado por sua participação. O título foi mesmo prá valer. E é muito bom quando aproveitamos mesmo da melhor maneira o carnaval.

Related Posts with Thumbnails

Manual do Corão - Como se formou a Religião Islâmica

Como entender o livro sagrado do Islão?  Origem dos costumes e tradições islâmicas. O que o Corão fala sobre os Cristãos?  Quais são os nomes de Deus? Estudo comparativo entre textos da bíblia e do Corão.  Este manual tem servido de apoio e inspiração para muitos que desejam compreender melhor o Islão e entender a cosmovisão muçulmana. LER MAIS

SONHO DE DEMBA (VERSÃO REVISADA)

Agora podes fazer o download do Conto Africano, com versão revisada pelo autor.
Edição com Letra Gigante para facilitar a leitura do E-Book. http://www.scribd.com/joed_venturini