Criação é Chamado e Propósito



https://palavrasdemarceli.files.wordpress.com/2012/10/untitled-1.jpg

No acaso não há propósito, apenas sorte ou coincidência. E esta é uma das maiores dificuldades da teoria da evolução em sua avaliação para a humanidade. Quando o homem conclui que está no mundo por mero acaso, por mera coincidência de factores físicos e reacções químicas, deixa de haver razão ou sentido para a vida, para o sofrimento, para o amor, para tudo. E uma das maiores vantagens da visão criacionista é exactamente seu senso de propósito. Na criação temos razão para a vida e um verdadeiro chamado para cada ser humano no planeta.


Criação é um chamado à Santidade:
Deus é santo no sentido que é separado e diferente de tudo mais que Ele criou. Ao criar o homem à sua imagem, Deus o criou diferente do restante da criação. A semelhança com Deus é um chamado para que o homem seja santo, ou seja, separado do resto da criação. O que vemos na humanidade hoje é uma aproximação triste e por vezes medonha do resto da criação animal. Homens e mulheres que vivem pela lei da selva, que se norteiam por instintos, paixões dos sentidos, como se fossemos apenas mais um bando de animais em cio na luta pela sobrevivência. Mas, não fomos criados assim, mas feitos seres racionais e espirituais para estar acima da restante criação e ser dirigidos pela vida espiritual e um raciocínio lógico. Criados para ser diferentes dos demais animais e com uma qualidade de vida muito superior.


Criação é um chamado à Adoração por meio de uma vida reflectora de Deus
Feitos à imagem de Deus, somos chamados a reflectir quem Ele é. Fomos feitos com a capacidade de mostrar a Deus por meio de nossa semelhança com Ele. Não seria o mesmo que ver a Deus mas daria para conhecer muito dele por meio das semelhanças. Todos os seres foram criados segundo suas espécies, mas o homem, além disso, foi feito com a capacidade de reflectir seu criador e nesse sentido foi um elemento único da criação. E este é um alvo para o homem mesmo depois do pecado. É claro que o pecado nos impediu de cumprir esse propósito. Foi o erro de Adão e depois de Israel. Não temos como reflectir a Deus sem voltar à comunhão com Ele por meio do perdão de nossos pecados, mas uma vez salvos temos este alvo para as nossas vidas que as tornam tão valiosas e especiais. Alvo que leva uma vida toda a alcançar mesmo sem atingir mas que nos permite crescer sempre mais. Lembrando que como Deus é um ser espiritual esse reflexo não é físico mas moral e espiritual. Reflectimos Deus por meio de um carácter santo. De Glória em glória como diria Paulo.


Criação é um chamado à liderança
O Senhor fez o homem para liderar a criação. Se vemos na raça humana um desejo inato para mandar é natural. Fomos feitos para isso. E queremos mandar. Infelizmente o pecado manchou essa parte da nossa vida como as demais e usamos essa dádiva de Deus de modo incorrecto mas isso não significa que não desejemos ocupar a posição que o Senhor nos deu. Devemos saber liderar em nossas vidas como reflexo da liderança Divina e como cumprimento da nossa criação. Não fomos feitos para a escravidão que a tantos acomete. Feitos para liderar na criação de Deus. 


Criação é um chamado para a mordomia
Se somos líderes, também devemos saber que essa liderança não implica em posse mas em administração. A criação não é nossa mas de Deus e Ele nos colocou aqui para administrar o que é dele. Nesse sentido somos todos mordomos, e um dia daremos conta do que Ele nos deu. Da vida, do tempo, da natureza, da família, das relações, do corpo, da saúde, dos talentos. A visão cristã de mordomia faz o homem encarar o mundo de outra forma e em vez de donos somos cuidadores.


Criação é um chamado à obediência
Feitos por Deus, e reconhecendo a soberania dele, entendemos que fomos feitos para seguir sua instrução. A obediência que devemos a Deus não é submissão a um tirano mas a obediência a um Pai amoroso e que cuida de nós. Não fomos deixados aqui para fazer o que queremos apenas. A liberdade dada ao homem não deveria ser usada para fazer o que ele quer mas o que deve. E na consciência de que Deus sabe sempre mais que nós será sábio seguir o que Ele diz. Na obediência há segurança e há descanso. Há paz e garantias. O homem que entende a criação de Deus não fica ansiosos pelo futuro mas o entrega nas mãos de quem governa o futuro.


Criação é um chamado à Comunhão:
O Senhor nos fez à sua imagem e por isso podemos ter com Ele a comunhão que mais nada na criação pode ter. O facto de sermos seres feitos à sua semelhança permite uma ligação única e especial que era perfeita antes do pecado e que pode voltar a ser especial e maravilhosa pelo sacrifício de Jesus por nós. Eis outro alvo maravilhoso para o ser humano que entende a criação. Feitos para uma ligação, uma relação, que é eterna e magnífica. Começa aqui e dura uma eternidade. Nos enche de tudo que tanto queremos e que procuramos naquilo que não satisfaz. Criados para ser satisfeitos em Deus. Criação, com propósito!

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails

Manual do Corão - Como se formou a Religião Islâmica

Como entender o livro sagrado do Islão?  Origem dos costumes e tradições islâmicas. O que o Corão fala sobre os Cristãos?  Quais são os nomes de Deus? Estudo comparativo entre textos da bíblia e do Corão.  Este manual tem servido de apoio e inspiração para muitos que desejam compreender melhor o Islão e entender a cosmovisão muçulmana. LER MAIS

SONHO DE DEMBA (VERSÃO REVISADA)

Agora podes fazer o download do Conto Africano, com versão revisada pelo autor.
Edição com Letra Gigante para facilitar a leitura do E-Book. http://www.scribd.com/joed_venturini