Pais e mães honrados!




 
Ser pai e ser mãe foi, durante muito tempo, um dos alvos mais importantes de uma vida. Em muitas culturas, ter um filho definia uma mudança clara de status. Nessas culturas, enquanto não se tinha um filho, a vida não estava completa. Mas nossa sociedade egoísta e narcisista vem mudando isso também. Hoje encontramos muitos casais que apesar de uma vida estável, e recursos abundantes, decidem não ter filhos.

Vivemos o tempo do síndrome de Peter Pan e da Bela Adormecida. Ele não quer crescer, não quer amadurecer. Quer continuar a gastar dinheiro com seus “brinquedos” e continuar a brincar com os colegas. Não deseja responsabilidades e nem cargas para carregar. Filhos seriam um problema. Ela também não quer mudar muito. Ama sua silhueta juvenil, aprecia seu peso atual e não quer mudar de guarda-roupa. Que um castelo encantado e um príncipe charmoso de serviço e ter filhos estragaria quase tudo.

Por outro lado, vemos casais que até vão tendo filhos, cada vez em menor número, mas que querem levar suas vidas exatamente como ela era antes das crianças nascerem. Parece que não entenderam que ser pai e ser mãe traz mudanças, exige sacrifícios, muda prioridades, altera percursos, modifica horários e acrescenta deveres e responsabilidades. A consequência é que temos crianças criadas pelas creches e pela TV. A professora do jardim e a TV são as mestras de boas ou más maneiras e os pais pouco mais fazem que os levar e trazer da escola e providenciar refeições, roupas e canais de TV suficientemente cativantes.

Daí que precisamos urgentemente de pais e mães. Pais e Mães que entendam os filhos como uma dádiva preciosa de Deus. Que olhem para seus filhos como um presente único mas também uma responsabilidade singular. Pais e mães que compreendam que são representantes do Senhor no lar, que servirão de exemplo vivo para seus filhos, do que Deus é e faz. Pais e mães que olhem para a criação de seus filhos como uma das prioridades da vida e como algo de que darão contas a Deus. Que percebam nas vidas de seus filhos a oportunidade maravilhosa de ser bênção especial e única.

O Senhor criou a família com pais e mães. Os filhos, sejam eles crianças, adolescentes ou jovens, precisam de ambos, pais e mães. E o Senhor criou essa família para ser a base da sociedade e a escola maior de formação. Progenitores não são responsáveis apenas pela vida física, mas também pela vida social, psicológica e espiritual de seus filhos. Têm a capacidade e a responsabilidade de dar a seus filhos tudo isso, na dependência de Deus. Pais e mães que o façam serão lembrados com alegria, gratidão e ação de graças. Pais e mães assim serão dignos do mandamento que diz: Honra a teu pai e a tua mãe para se que prolonguem teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails

Manual do Corão - Como se formou a Religião Islâmica

Como entender o livro sagrado do Islão?  Origem dos costumes e tradições islâmicas. O que o Corão fala sobre os Cristãos?  Quais são os nomes de Deus? Estudo comparativo entre textos da bíblia e do Corão.  Este manual tem servido de apoio e inspiração para muitos que desejam compreender melhor o Islão e entender a cosmovisão muçulmana. LER MAIS

SONHO DE DEMBA (VERSÃO REVISADA)

Agora podes fazer o download do Conto Africano, com versão revisada pelo autor.
Edição com Letra Gigante para facilitar a leitura do E-Book. http://www.scribd.com/joed_venturini