Graça Barata


Creio que foi o teólogo alemão Dietrich Bonhoeffer que tornou esta expressão conhecida em sua obra “Discipulado”. Dizia ele já em 1937 que “a graça barata é a inimiga mortal de nossa igreja”. Como toda voz profética, suas palavras continuam sendo atuais hoje. O evangelho facilitado e a graça banalizada têm dado forma a um cristianismo sem força, mercantilista e sem relevância para o mundo que nos cerca. Temos que denunciar essa corrupção e lutar pela verdade da Graça Divina revelada nas escrituras.

Pregadores, bispos e apóstolos auto-instituídos proclamam uma graça sem valor com o nome de evangelho. Uma graça em que nada resta ao homem a não ser contribuir com certas quantias para alimentar esses ministérios e tudo o mais será perdoado. Trata-se do reavivar das indulgências medievais que levaram à Reforma de Lutero. A salvação e o céu estão em saldo e cabe aos cristãos bíblicos, conhecedores da Palavra, gritar bem alto o quanto nos custou a redenção.

Graça barata é perdão sem arrependimento. Uma mensagem supostamente evangélica, mas que foge da palavra “pecado” porque não é moderna ou porque incomoda. Oferecem perdão sem exigir reconhecimento do erro e mudança de mente. Mas a forma original do evangelho de Jesus em seus primórdios foi exatamente “arrependei-vos e crede” (Marcos 1:15). Não pode haver perdão verdadeiro enquanto o pecador não enxerga seu pecado em toda sua malignidade e não cai em si diante da sua própria culpa, vergonha e necessidade de condenação. Sem arrependimento não há confissão; sem confissão não há perdão.

Graça barata é salvação sem transformação. Pessoas famosas e menos famosas afirmam ter se convertido mantendo seu estilo de vida cheio de luxúria, mentira e ganância. Continuam pecando descaradamente, desonrando o nome de Jesus, mas declaram confiadamente que estão salvos. Profetas falsos anunciam que isso é normal, que a graça nos alcança sempre independente da vida que vivamos. Mas na Bíblia a salvação anda de mãos dadas com uma mudança radical de vida. O Salvador salvou a mulher pecadora, mas também lhe disse: “vai e não peques mais” (João 8:11) e o apóstolo entendia a vida em Cristo como nova já que “quem está em Cristo nova criatura é, as coisas velhas já passaram eis que tudo se fez novo” (II Coríntios 5:17). Salvação sem mudança de vida é farsa e enganação.

Graça barata é bênção sem soberania. Anunciadores de um deus menor fazem promessas que a Bíblia nunca fez, apregoam prosperidade que a Bíblia não garantiu e dão ordens a seus espíritos, anjos e potestades para que abençoem com ou sem obediência numa subversão da ordem que a Palavra claramente mostra. Mas na Bíblia soberano é o Senhor. Dele é a terra e a sua plenitude, Salmo 24:1. Ele anuncia as bênçãos mas deixa claro que há que escolher bem entre bênção e maldição e que a obediência é requisito “sine qua non” para a bênção (Deuteronomio 28:1 e 2). O Senhor que promete sarar a terra também lembra que só o fará “se seu povo se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se afastar de seus maus caminhos” (II Crónicas 7:14). O Deus da Bíblia não recebe ordens, não deve nada a ninguém e não se submete a barganhas de mercado.

Graça barata é vida cristã sem discipulado. Há gente pensando que pode viver a vida cristã a seu bel-prazer, do seu próprio jeito, sem qualquer diferença das vidas dos que os rodeiam e andam sem Jesus. Mas o Cristo do Novo Testamento deixou claro que se alguém quiser segui-lo, tem que “negar-se a si mesmo, tomar cada dia a sua cruz e segui-lo” (Marcos 8:34). Ele nos chamou a ser discípulos e servos o que implica dependência, obediência e auto-negação. Paulo se dizia morto para tudo que não fosse Jesus, “para mim o viver é Cristo” (Filipenses 1:21). Ser Cristão é ser discípulo de Jesus. Receber dEle a instrução para cada aspecto da Vida. Dirigir cada passo de acordo com os padrões e os princípios que Ele nos deu. Vida Cristã sem isso é mera religião sem vantagem ou benefício.

Graça barata é libertação sem responsabilidade. Gente que proclama estar liberta sem ter assumido um compromisso sério com Deus. Trocando apenas a dependência do maligno pela de um líder carismático ou um ministério supostamente poderoso. Há libertação em Jesus e só nele, mas que implica conhecer a verdade e se comprometer com ela. O liberto aprende a viver com Deus e só assim mantém a casa limpa e arrumada e cheia do Espírito Santo de Deus. De outro modo as libertações alardeadas são apenas show para dar ao maligno mais tempo de antena enquanto as almas continuam escravizadas.

Jesus recebeu a coroa de Glória, mas antes veio a cruz. Não houve coroa sem cruz. Graça barata é pular essa etapa, é querer a ressurreição sem a sexta-feira, é querer a Glória do monte sem a dor do calvário. Como dizia Bonhoeffer, “não pode ser barato para nós aquilo que custou tão caro para Deus”. Louvemos a maravilhosa Graça que nos salvou, mas entendamos que biblicamente ela vem com responsabilidade, discipulado, obediência e dedicação de vida.

Um comentário:

luz saraiva disse...

li o texto e estou profundamente emocionada.

Como já referi sai de uma igreja e estou a frequentar outra ( porque Deus teve mesericordia de mim).

Estou a fazer descipulado. Passei 5 anos numa igreja que se baptiza sem discipulado.

Durante esse tempo considerei-me cristã, mas não era, a minha vida era pautada de rancores e ódios. Tive problemas graves na minha vida e não os conseguia resolver dentro de mim.

A primeira vez que entrei na minha actual igreja, foi numa reunião de oração. O pastor antes de mais nada, perguntou : o meu nome se eu vivia por ali,e por fim que estava muito feliz por me ter ali.

Se queria que ele orasse comingo por algum assunto. Oramos juntos(juntamente com a esposa dele).

Foi à igreja, para ai na segunda vez convidou-me a fazer discipulado. FALEI DAS DIFICULDADES DOS MEUS HORÁRIOS. ele arranjou um horário para que eu pudesse ir.

Estou a fazer discipulado já lá vão 3 meses e tenho aprendido muita coisa mas o mais importante foi saber que DEUS têm promessas para a nossa vida e que devemos conhece-las confiar nelas e basear as nossas orações nessas promessas.

O meu pastor fala naquilo que deve ser a nossa vida cristã de maneira frontal baseado-se sempre na biblia.

Quando foi a parte do perdão ( a mais dificil para mim)senti que jesus vivi realmente em mim.

O discipulado esta a mudar a minha vida.


Muitas pessoas baptizadas vão ao discipulado. Têm sempre perguntas para fazer, vão renovar-se.


Obrigado pelo texto.

Related Posts with Thumbnails

Manual do Corão - Como se formou a Religião Islâmica

Como entender o livro sagrado do Islão?  Origem dos costumes e tradições islâmicas. O que o Corão fala sobre os Cristãos?  Quais são os nomes de Deus? Estudo comparativo entre textos da bíblia e do Corão.  Este manual tem servido de apoio e inspiração para muitos que desejam compreender melhor o Islão e entender a cosmovisão muçulmana. LER MAIS

SONHO DE DEMBA (VERSÃO REVISADA)

Agora podes fazer o download do Conto Africano, com versão revisada pelo autor.
Edição com Letra Gigante para facilitar a leitura do E-Book. http://www.scribd.com/joed_venturini